Tempo:
23 C
clear sky
Curitiba
umidade: 53%
vento: 7 m/s NNW
H24 • L22
Qua
22 C
Qui
18 C
Sex
21 C
Sáb
18 C
Dom
18 C
HomeBem-EstarEsporte: problemas bucais fazem rendimento diminuir até 21%
CRISTIAN dentista

Esporte: problemas bucais fazem rendimento diminuir até 21%

por | mar 9, 2019 | Bem-Estar

No dia 19 de fevereiro, comemorou-se o Dia do Esportista. E para um atleta se destacar, tudo precisa estar em harmonia. Tendo essa afirmação como verdade, há um braço na odontologia que pouco se fala: é a odontologia do esporte, que ajuda na performance dos atletas, chegando a evitar problemas desde a má oclusão, respiratórios e até infecções bucais. Segundo alguns estudos, o rendimento de um atleta pode diminuir em até 21% por causa de problemas relacionados à dentição. Pensando em atletas de alto desempenho, isso pode ser a diferença entre o sucesso e o anonimato.

Analisando a importância do bem-estar e saúde como um todo, não apenas as dores de dente podem causar esse déficit, mas também pequenos problemas como má-oclusão ou até uma simples gengivite. Eles podem provocar, por exemplo, falhas na mastigação, dificultando assim, o aproveitamento dos alimentos que dão energia fundamental ao atleta.

Por isso a importância da visita em um dentista de confiança pelo menos de 6 em 6 meses, sendo o ideal a cada 4 meses. Afinal, é na prevenção que pode-se diagnosticar em tempo esses problemas comuns. Mas há também, as complicações ocasionadas por grandes traumas, típicos de esportes de contato, que podem ser prevenidos com protetores bucais adequados. Dados divulgados pela National Youth Sports Foundation revelaram que aproximadamente 5 milhões de dentes são perdidos por ano em atividades esportivas de contato. Essa é uma demanda que já abre espaço para outra especialidade da odontologia: a implantodontia.

Pode-se então afirmar que, vulnerável e com dores, o esportista ficará incapacitado de oferecer seu melhor desempenho em competições. “Manter a saúde bucal ajudam a manter a mente e o corpo saudável, melhorando a integridade física e mental de qualquer pessoa”, diz o cirurgião-dentista, sócio da Ki Odontologia Dr. Cristian Higashi.

Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Batel Soho, Curitiba (PR)

http://www.ki.odo.br/

Cristian Higashi

Mestre e Doutor em Dentística Restauradora – UEPG/PR

Doutorado Sanduíche na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto/Portugal

Sócio fundador da Clínica Conceito Ki – Curitiba/PR

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!