Tempo:
14 C
overcast clouds
Curitiba
umidade: 82%
vento: 4 m/s E
H15 • L13
HomeComer e beberCuritiba ganha restaurante especializado em carne suína
pururuka

Curitiba ganha restaurante especializado em carne suína

por | abr 4, 2018 | Comer e beber, Destaques

Muito além do bacon, o porco tem diferentes cortes que possibilitam suculentos pratos, ricos em sabor e nutrientes. Tamanha paixão pela carne suína, os empresários Antônio Espolador, Taiza Espolador e Murilo Bizinelli criaram o Pururuka: restaurante especializado em carne suína, que abriu as portas em Curitiba nesta semana.

“Eu quis trazer toda minha experiência com o Hot Bizi (especializado em sanduíches de carne suína) e explorar a carne em outras receitas, então a Taiza criou o nome e juntos montamos um cardápio completo para os amantes da carne de porco, como nós”, conta Bizinelli.

Com conceito Fresh Food, ou comida fresca, o Pururuka serve comida de verdade, feita com ingredientes frescos e nada de industrializados: todas as carnes são fornecidas pelo frigorífico Bizinelli, da capital paranaense, e os demais insumos de produtores da região.

“Além disso, quisemos trazer para o cardápio pratos de família e produtos que remetam a infância. Então, uma das sobremesas é um clássico feito na fazenda do meu pai, o doce de mamão verde. Outra é o sorvete Rochinha, que sempre comprávamos nas viagens para o interior ou para o litoral do Paraná. Tudo tem um grande significado para nós”, conta Taiza Espolador, filha de Antônio, empresário e ex-presidente da Associação Comercial do Paraná.

O MENU

Para começar, linguiça campeira ou linguiça fina acompanham farofa de bacon, maionese de ervas ou de alho caseiras; torresmo em tiras com lemon pepper ou torresmo clássico são receitas exclusivas da casa, e o trio de Hot – pão mini-baguete recheado com bacon e cheddar, chimichurri com molho de mostarda e vinagrete.

Quem quiser ficar só na saladinha, a Pork Salad é feita com mignon suíno, mix de folhas verdes, tomate-cereja, Julienne de pepino-japonês, molho de romã e finalizada com cebola crispy.

costela suina pururuka

Nos pratos principais, além do Bizi Burguer – carro-chefe do Hot Bizi e queridinho dos frequentadores do food truck (feito com pão de limão, geleia de pimenta, hambúrguer de linguiça de 130g, rúcula, cebola-roxa, maionese de ervas), estão entre as opções: Bizi à Cavalo – pão, maionese de alho, 80g de hambúrguer de linguiça e um ovo estalado mal passado para completar; risoto Explosive – de carne suína com gorgonzola uva Thompson e Crinson; strogonoff de mignon suíno e cogumelo Paris; barriguinha à pururuca; costelinha barbecue ou com farinha de mandioca; joelho de porco defumado à pururuca, e massa fresca ou polenta com ragu de linguiça.

hamburguer de porco pururuca

Os pratos podem vir acompanhados de duas guarnições: um tutu de feijão com ovo estalado por cima, farofa de bacon ou de banana, arroz branco, mini salada Caesar, maionese de batata salsa da Nona (receita da avó de Murilo), molho de pimenta ou polenta cremosa.

Para a criançada, o menu foi criado pelas filhas: Gabrielle (9) e Alícia (7), de Taiza, e Giorgia (7), de Murilo. São três sugestões especiais: nuggets de carne suína (mignon de porco empanado com panko); mini-hambúrguer de linguiça (três unidades) e macarrão com ragu de linguiça ou na manteiga.

CARNE SUÍNA: SAÚDE E ECONOMIA

Há sete cortes de carne suína que possuem menos gordura que o peito de frango sem pele, segundo a Nacional Heart Foundation.

Outro mito da proteína em questão é o fato de que muitos acham que deve estar bem passada para ser consumida, porém, não é necessário quando a procedência dos cortes é boa. O Brasil possui, atualmente, uma suinocultura moderna e tecnologicamente avançada, o que garante a qualidade e segurança da carne suína brasileira.

Atualmente, a carne de porco é a 4a mais consumida no mundo e a 4a mais exportada pelo Brasil para outros países, segundo dados da Empresa Brasileira de Agropecuária – a Embrapa. Em 2016, foram consumidos um equivalente a mais de 14kg por pessoa no país.

O Pururuka funcionará de segunda a sábado, das 18h às 23h.

PURURUKA

Endereço: Rua Brigadeiro Franco 3359 – Água Verde

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 18h às 23h;

Formas de pagamento: Dinheiro, cartões de débito ou crédito;

Estacionamento no local;
Instagram: @pururukacuritiba

Facebook: /pururucabyhotbizi

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!