Tempo:
21 C
clear sky
Curitiba
umidade: 49%
vento: 5 m/s N
H23 • L20
Dom
19 C
Seg
19 C
Ter
21 C
Qua
22 C
Qui
17 C
HomeComer e beberPrimeira burrata legítima no Brasil é de Curitiba

Primeira burrata legítima no Brasil é de Curitiba

por | dez 16, 2018 | Comer e beber

Um dos tipos de queijo mais populares no mundo hoje, a burrata terá pela primeira vez no Brasil um produto legítimo em produção. A Mozzarellart, especializada na produção da receita com 100% de leite de vaca fresco – a forma legítima de produzir – localizada no bairro Juvevê e já aberta ao público. A iniciativa é de autoria de Renata Bueno, brasileira e ex-deputada da Itália, junto com o sócios Ricardo Bueno e Bruna Hortis.

“Na essência, a burrata é uma bolsa de mozarela recheada com fios de queijo, misturados ao creme de leite”, conta Renata. “A burrata começa hoje a ser uma tendência mundial, porém nenhum lugar no Brasil a produz de forma legítima como na Itália. Isso é reflexo de testes que mostram um uso excessivo de creme de leite ou, equivocadamente, de mozarela de búfala”.

A primeira Mozzarellart foi criada em 2014, em Praga, na República Checa. Angelo Martiriggiano, marido de Renata, foi o sócio-proprietário da iniciativa no período em que Renata ainda era deputada na Itália. “Desde o começo, tínhamos em mente regressar ao Brasil e para Curitiba, que é nossa casa”, conta. “Aqui, temos fornecedores especiais para a criação da burrata, sempre feita com leite fresco produzido no dia. Não podemos revelar o segredo da receita, mas nossa produção consiste na produção da matéria-prima, que é o elemento essencial para todo o resto da receita”.

Responsável pela produção da matéria-prima, um casaro – “queijeiro”, em italiano – foi importado diretamente da Puglia, cidade italiana onde surgiu a burrata, para ser o responsável pelas criações da Mozzarellart. “Na prática, queremos trazer a burrata legítima com o sabor tradicional da região, sem adaptações”, destaca Renata.

A mozarela é a base do queijo de burrata, feito em forma de nó ou em forma de trança. Com essa mesma massa, é feita a parte externa da burrata, o recheio que é creme, é feito com pedaços desfiados da própria mozarela. “A ideia é crescer, mas começando por Curitiba”, detalha. “Estamos fornecendo o produto in natura para restaurantes específicos de Curitiba desde já e, a partir da inauguração, a venda será feita diretamente para o consumidor final”.

O sabor inicial será o da burrata tradicional, porém em breve deverá ser vendida em sabores como azeitona e creme de tartufo, também muito tradicional. “Incentivamos também o consumo de produtos italianos aqui na nossa loja, sempre temáticos: todos os vinhos são italianos, de regiões tradicionais”, detalha Renata. “Vendemos também massas, temperos, molhos e farinhas de tipos variados, como a 00 e de Semola”. Além da Burrata, a marca também oferece no momento Mozzarella Fior di Latte, Ricota, Nodino e Treccia.

Em breve, a Mozzarellart deve passar a trabalhar também com outros queijos típicos como Mascaporne (queijo utilizado no Tiramisu) e Caccio Cavallo (queijo de Mozzarella curado).

Endereço: Rua Rocha Pombo, 384.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!