Tempo:
19 C
scattered clouds
Curitiba
umidade: 100%
vento: 1 m/s N
H19 • L19
Sáb
31 C
Dom
27 C
Seg
29 C
Ter
26 C
Qua
27 C
HomeCulturaConheça a loja que só vende produtos indígenas em Curitiba

No centro de Curitiba, bem pertinho do Teatro Guaíra, uma loja desperta a curiosidade dos mais atentos. Nas vitrines e araras, somente produtos indígenas são vendidos. A Xondaro – Arte IndÍgena, que em guarani significa “o guerreiro guardião do sagrado”, é a única loja da cidade especializada em artigos produzidos por índios, segundo o proprietário Marcus Paiva.

 Tem de tudo. Cestas, brincos, colares, cocares, objetos de decoração, arco e flecha, instrumentos musicais, chapéus, esteiras, esculturas e até panelas de barro.  Mais que uma loja, a Xondaro é um centro de divulgação e resgate da cultura indígena.

Os produtos são de várias etnias, como Guarani Mbya e Guarani Ñandéwa, do RS, SC, PR e RS; Guarani Kaiowá do PR e MS; Suruí, de RO; Saterê Mawés, do AM; Kuikuro e Wanawa, do Alto Xingu; Pataxó, do sul da BA; Fulni-ô, de PE; entre outras.

Aberta há pouco mais de um ano, aos poucos, a Xondaro vem ajudando a quebrar o preconceito em torno da cultura indígena em Curitiba. “Os detalhes dos nossos produtos, com suas cores, trançados e amarrações, mostram a todos a riqueza da nossa origem. Isso é uma forma de difundir a nossa cultura”, ressalta Paiva.

Já entre os estrangeiros, o interesse sempre é grande. Franceses, suíços, canadenses e italianos estão sempre por lá, comprando lembranças tipicamente brasileiras.

Serviço

Xondaro Arte Indígena

Endereço: Rua Tibagi, 333 / 01, Centro, Curitiba

Telefone: (41) 3045-6001

Facebook: Xondaro Arte Indígena

xondaro-6

xondaro-4  xondaro-3 xondaro-2

xondaro-5

v

Escrito por

Jornalista