HomeCulturaNova galeria de Curitiba homenageia engenho de erva-mate que funcionava no local

Inspiradas nos modelos europeus do século XIX e com objetivo de proporcionar ao público espaços agradáveis, de fácil acesso e seguros para o consumo de bens e serviços, as galerias comerciais ou de passagem começaram a surgir em Curitiba na década de 50. Muitos anos se passaram, as cidades e o comércio mudaram e mesmo com o “boom” de shoppings centers, um dos grandes símbolos do século XX, as galerias comerciais que são ícones do modernismo passaram por uma fase não muito boa na década 70, mas resistiram e ressurgiram.

O que antes concentrava a intensa vida cultural e comercial das grandes metrópoles como Paris e São Paulo, hoje passou a reunir grandes ‘segredinhos’ das cidades como serviços que não são facilmente encontrados em shoppings centers, estabelecimentos que valorizam e comercializam a produção local e propostas gastronômicas não tão convencionais.

E é, neste novo cenário das galerias comerciais atuais, que a Galeria Guimarães & Cia inicia sua história. Situada no coração de Curitiba, a galeria tem entrada pelas ruas XV e Amintas de Barros e conta com 4 mil metros quadrados. Seu nome é uma homenagem ao engenho de erva-mate que funcionava no terreno no século XIX e um resgate à história paranaense: o engenho Guimarães & Cia em Curitiba era dos descendentes do parnanguara Visconde de Nácar, ou melhor, Manuel Antonio Guimarães, um dos maiores negociantes da época que, além de exportar erva-mate, era dono da maior casa importadora de Paranaguá.

Com projeto cosmopolita, a Galeria Guimarães & Cia foi pensada para atender todo público frequentador da região. Localizada dentro do complexo Home Urban Business (HUB), empreendimento de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais da construtora e Incorporadora Tecnisa, a galeria está próxima a pontos importantes da cidade como o Círculo Militar, o Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua estrutura ampla e iluminada promete atrair os alunos e professores da UFPR Reitoria, os trabalhadores do centro da cidade, os passantes e, claro, os mais de 2,5 mil residentes e ocupantes do HUB.

A proposta é oferecer ao público segurança, conforto e praticidade em um espaço agradável, principalmente na área de alimentação, com restaurantes, cafeterias, e conveniências gastronômicas, além de serviços como farmácia, floricultura, banca de revistas e jornais, lotérica e lavanderia.

Lançada em agosto de 2016, a Galeria Guimarães & Cia já está pronta e é um projeto conceitual de um grupo de empresários locais. A previsão de abertura é ainda para este ano. Com 25% de suas lojas já comercializadas, a previsão é de que 18 estabelecimentos estejam em operação até 2017.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!