HomeCulturaRio Paraná ganha registros inéditos em obra de fotografia

Classificado como o segundo rio da América do Sul em extensão e o décimo do mundo em vazão de água, o Rio Paraná, sua história, vida aquática, fauna e flora, população e gastronomia típica são temas da obra da fotógrafa paulista Mariana Carneiro. O lançamento do livro com sessão de autógrafos aconteceu no último dia 01 de dezembro na Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui.

A autora retrata com imagens todo potencial turístico e de preservação do trecho que se estende da Barragem de Primavera à Guaíra. Para sua produção, a fotógrafa trabalhou com uma profunda navegação nas águas cristalinas do rio e fora dela, apresentando de forma inédita o primeiro livro com registros subaquático de um rio de grande porte.”Essa obra convida o leitor a embarcar em uma viagem pelo Rio Paraná para contemplar suas belezas e peculiaridades ao longo do treco de 317km, entre a Barragem Primavera e Guaíra. Um ensaio que se permite explorar o rio com olhos atentos e curiosos, na tarefa de registrar sua essência para todas as gerações”, revela Mariana Carneiro.

O trecho do rio Paraná que está localizado entre a barragem de primavera e Guaíra compõe um cenário de beleza única. Neste ponto o rio possui características singulares devido ao processo de decantação proporcionado pela hidroelétrica de Rosana. Suas águas têm visibilidade média anual acima de 5 metros, constituindo assim um cenário paradisíaco. Além da vida subaquática, o rio neste trecho possui centenas de ilhas com mata preservada servindo assim como lar para milhares de espécies de aves, mamíferos, repteis e insetos.

“Fiquei muito satisfeita com o resultado. As fotografias correspondem com a beleza local e o texto de fácil leitura. Meus livros têm como objetivo principal o fortalecimento da cultura nacional e estimular o interesse da população à história e belas paisagens do nosso país através do meu olhar”, finaliza a autora.

O projeto foi executado com incentivo fiscal da Lei Rouanet, patrocinado pelas empresas DHL, Línia Verde e Radiante, com apoio do Hospital Pequeno Príncipe.

Mais sobre Mariana Carneiro

 A paulistana Mariana Carneiro, autora do livro e fotógrafa, atua no mercado como fotógrafa profissional há mais de 17 anos.  Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento e realização de projetos culturais através da Lei de Incentivo à Cultura, mostrando com suas imagens toda a beleza, modo de vida e costumes do povo brasileiro.

Fotografou para os livros: “Um Hospital de Crianças” (2012), “Bosques de Curitiba“ (2014), “Araucarilândia” (2014) e “Nascentes, Corredeiras e Cachoeiras do Alto Iguaçu” (2015) e “Rio Paraná” (2016).

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!