HomeEstilo1994 lança coleção em parceria com artista visual norte-americano Ian Ferguson

Dia 24 de abril, segunda-feira, às 19h, será aberta a exposição Muito Bonito, do artista norte-americano Ian Ferguson. O evento será no atelier da 1994, no Centro Histórico, e marcará o lançamento da coleção Victorian Era, uma parceria do artista e da marca curitibana de roupas.

Entre as peças, camisetas, blusas e calças de moletom, vestidos em neoprene, casacos e outras surpresas. Se por um lado as peças têm uma pegada bem street, por outro, as estampas serão repletas de detalhes, de referências a este período do Reino Unido liderado pela Rainha Vitória (1837 a 1901), com motivos neogóticos.

Ian, que assina como Hydeon, vem ao Brasil pela primeira vez para participar do lançamento. Neste dia ele irá criar uma das obras diretamente na parede do atelier.

A parceria entre Ian e a 1994 é um desses encontros que as redes sociais proporcionam. A estilista da marca, Edna Machado, é uma seguidora do trabalho de Ian e ele acabou tomando contato com posts dela com peças da marca. “Eu estava muito curioso sobre as blusas de moletom que ela estava fazendo e ofereci uma obra minha em troca de uma blusa. Depois disso, começamos gradualmente a colaborar em projetos de roupas usando meu trabalho. Tem sido uma experiência realmente divertida e positiva”, conta ele.

São de Ian as ilustrações das camisetas e moletons que a 1994 criou para o Museu Oscar Niemeyer e que estão à venda na loja do MON e no atelier/showroom da marca.

O artista se diz fascinado pela história e vestuário do velho mundo e por roupas da era da Guerra Civil Americana, dos anos 1800. A parceria com a 1994, porém, é o seu primeiro contato com o mercado da moda. “Sempre comprei roupas em brexós e lojas de camping. Eu sempre gostei de design e estou aprendendo sobre o mercado de moda com a 1994”, diz Ian, que revela a vontade de conhecer artistas brasileiros.

Sobre o nome da exposição, Ian acredita que o termo soe melhor em português do que no inglês ao memo tempo em que se conecta com o conceito da mostra.  “Em inglês ‘muito bonito’ significa ‘very pretty’. Gosto de como soa em português. Parece romântico e elegante e tem um elo vitoriano rústico para ele. Eu senti a frase como que conectada com os desenhos que eu tenho feito.”

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!