MNOVAK amplia pesquisa de materiais e lança linha em madeira

por | dez 5, 2017 | Estilo | 0 Comentários

O designer de acessórios Marcos Novak  volta a explorar os limites entre moda e arquitetura na nova linha de bolsas de sua marca, a MNOVAK. LEVEME é uma edição limitada de itens em madeira com proposta renovada de metais e ergonomia.  As bolsas serão apresentadas ao público neste sábado, 9 de dezembro, na Ôda Design Club, loja-conceito da Rua Prudente de Moraes.

Criada em 2006 pelo designer e também arquiteto Marcos Novak, a MNOVAK traz em seu DNA a pesquisa de materiais e técnicas, tanto artesanais quanto industriais. Autoria e identidade são fundamentos que fizeram da marca objeto de desejo. “Sempre buscamos ampliar o conceito da praticidade para algo que une forma e técnicas artesanais, que transmitissem valores humanos mais do que simplesmente a execução dos produtos”, diz Marcos Novak.

As peças remetem às belas caixas, estojos e pequenos contêineres feitos para guardar memórias e utensílios da mulher. Ao simbolismo desse elemento foram inseridas alças, aviamentos e compartimentos internos adaptando tudo ao formato do corpo. São duas tipologias de bolsas femininas: a primeira é a clutch, que é uma bolsa de dimensões menores para festa, e a segunda é uma bolsa mais prática com alça de mão e ombro para o dia a dia. Internamente, são compostas por compartimentos para separar objetos como celular, carteira e óculos. Estas caixas são também molduras que protagonizam técnicas artesanais que se diversificam em cores e texturas como tear, bordado e a novidade: palhinha indiana utilizando as fitas como base. “Tentamos aproximar a marcenaria com o ateliê de costura e o handmade. O significado permanece sempre ligado aos valores do trabalho manual mas sem perder as vantagens da indústria do cenário como um todo”, diz Marcos.

 Conceitos e detalhes

Ao longo de mais de uma década, a MNOVAK marcou território por ser uma marca autoral com proposta clara de sustentabilidade, design original e exclusividade.

 A MNOVAK sempre se preocupou com o ciclo de vida dos seus produtos, oferecemos condições contrapostas à obsolescência programada e estabelecendo a durabilidade um fator importante. Por isso, a matéria-prima é criteriosamente selecionada. “Selecionamos os fornecedores conferindo no local de origem as qualidades técnicas de cada componente”, reforça Marcos Novak.

Para o designer, a praticidade faz parte da essência do produto de modo que cada bolsa criada tenha o fator utilitário presente. Cada componente da peça, sua composição, peso e dimensões em relação ao corpo deve reunir meios necessários para que o conforto e o toque façam parte de um mesmo propósito. O peso das bolsas MNOVAK são verificados para que nada seja em excesso.

 Outro fator importante é a atratividade frente aos ciclos transitórios da moda. A bolsa deve agregar em si certas identidades adquiridas na evolução do tempo e na história para que o produto represente o resultado consistente e atemporal e permaneça como uma peça-chave na construção diária da imagem de cada mulher. “Tendência é um termo empregado em nosso vocabulário para designar independência e emancipação de alguns estilos pré-estabelecidos. Praticamos o design autoral como uma experiência estética advinda das técnicas artesanais tornando o produto único”, conta o designer.

A preocupação com o acabamento e a sustentabilidade são conceitos importantes da marca. Em toda a escala produtiva, há a atenção aos resíduos gerados e ao máximo aproveitamento das sobras para que se transformem em novas peças.

O lançamento das bolsas LEVEME é aberto ao público e reforça a parceria entre a MNOVAK e a Ôda, que desde sua inauguração em 2017 tem a marca em seu rigoroso mix de produtos.

Sobre Marcos e a MNovak

MNOVAK é uma composição do nome José Marcos Novak. A marca foi oficializada em 2006 e, desde então passou a ser reconhecida pelo trabalho de pesquisa e confecção de bolsas femininas. Arquiteto por formação, professor universitário em áreas da arquitetura e design de moda, curador no desenvolvimento de conteúdos de uma indústria de fitas e sobretudo um diletante em vários campos da criatividade, Marcos Novak considera o design um campo vasto de possibilidades. Desenvolve seu trabalho em moda não apenas como expressão criativa mas também como um meio que possibilita a união entre tecnologia e o trabalho artesanal. 

MNOVAK – Lançamento bolsas LEVEME

Ôda Design Club – Rua Prudente de Moraes, 1.239

9 de dezembro, das 10 às 14 horas

HASHTAGCURITIBA

Curitiba do nosso jeito.

Matérias Relacionadas

Torriton Beauty & Hair celebra 40 anos de atividades

Reconhecida por seus salões que são muito mais que apenas espaços de beleza, a premiada e conceituada rede Torriton Beauty & Hair comemora quatro décadas de funcionamento neste ano. Com nome inspirado num castelo da Espanha, o empreendimento teve início em 1977,...

Bazar Solidário em prol de instituições carentes

Nesta quinta-feira, dia 07 de dezembro e sábado dia 09, serão realizadas as duas últimas edições do ano do Bazar Solidário na sede do Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis. Roupas masculinas, femininas e infantis, acessórios e utensílios domésticos novos e...

Thá lança apartamento inteligente com 17m²

Um apartamento compacto, inovador e ousado, imerso na conectividade e na era do compartilhamento. Todos esses atributos fazem parte do conceito do All You Need, novo empreendimento dos grupos Thá e GT Invest, que foi lançado nesta sexta-feira (01). O imóvel será na...