HomePETDesidratação, pulgas e carrapatos ameaçam saúde dos pets no verão

A época mais quente do ano exige cuidados redobrados com o bem-estar de cães e gatos. Isso porque as altas temperaturas colaboram para o surgimento de alguns problemas que podem comprometer seriamente a saúde dos pets, como a proliferação de pulgas e carrapatos, já que o clima quente e úmido – devido às chuvas frequentes – facilita a reprodução de ectoparasitas.

Para Amanda Cologneze, médica veterinária do Laboratório Veterinário Mundo Animal, se não eliminados, as pulgas e carrapatos podem transmitir algumas doenças aos animais, como erlichiose e babesiose, além da transmissão de verminoses. “Como não há vacinas que previnam os pets de doenças transmitidas pela picada dos ectoparasitas, a melhor alternativa é evitá-las o máximo possível”, comenta a veterinária.

Segundo Amanda, existem duas medidas de prevenção do problema. A primeira delas é manter em dia a higiene do animal, por meio de banhos periódicos, e do ambiente em que ele passa boa parte de seu tempo. “O ideal é desinfetar o local pelo menos uma vez por semana e utilizar produtos antipulgas que previnam os ectoparasitas”, afirma. Em animais que já possuem pulgas ou carrapatos, a solução é recorrer a um médico veterinário que recomendará os produtos certos para o tratamento. “Existem diversas apresentações de produtos como spot on, coleiras, tabletes mastigáveis e diversos ativos diferentes”, explica.

A veterinária alerta ainda para a importância desses medicamentos serem receitados por um veterinário, já que eles apresentam algumas contraindicações. “Não é recomendado ficar reaplicando os produtos no animal, pois isso pode intoxicá-lo. Os gatos também merecem atenção especial, já que eles exigem produtos específicos e atestados para a espécie”, alerta a especialista.

Reposição de vitamina C e sais minerais

Não diferente dos seres humanos, os animais perdem líquido com mais intensidade durante o verão, resultando em deficiência de vitamina C e sais minerais. A Dra. Amanda explique que, qualquer atividade física, como uma simples caminhada ou somente a elevação da temperatura, é suficiente para que o animal perca líquido e, consequentemente, esses nutrientes importantes.

A especialista alerta para uma medida simples que pode evitar os problemas decorrentes da perda de líquido: a ingestão de água com mais frequência. “O animal deve beber em torno de 50 mL de água por Kg de peso, podendo aumentar a quantidade durante as atividades no verão, além da reposição de eletrólitos”, finaliza a Dra. Amanda.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!