HomePETPor que os pets comem tudo que veem no chão?

Uma cena muito familiar para quem tem pet: você comendo, na mesa, e o seu cachorro ao lado, esperando alguma comida cair no chão. Às vezes, basta um barulho diferente para que ele venha correndo, abanando o rabo, esperando as sobras.

É frequente, aliás, que alguns animais comam quase tudo que encontram no chão: restos de comida, papeis, lixos variados. E muitos donos ainda têm dúvidas sobre quais as consequências desse hábito e os motivos que levam os pets a fazerem isso. A explicação sobre o porquê isso acontece é bem simples: comer as coisas que caem no chão é uma ação instintiva, que foi reproduzida pelos ancestrais do bichinho. Cachorros evoluíram dessa forma, encontrando e comendo o que lhes fosse oferecido ou que encontrassem sozinhos.

Domesticados, hoje os pets podem sofrer com essa prática. Em geral, as consequências se limitam apenas a uma alimentação desregulada. Dificilmente haverá risco de que ele desenvolva problemas de saúde. Isso tem chances maiores de ocorrer se o animal ingerir brinquedos e objetos de plástico, que podem causar obstrução ou até rupturas de órgãos internos.

Com relação às vacinas, elas fazem pouca diferença em caso de ingestão de comida do chão. Segundo Márcio Waldman, médico veterinário e fundador da Petlove, maior loja virtual de produtos pet do País, “a vacina não previne o animal nesse caso, mas somente de doenças infectocontagiosas que são pegas pelo contato com outros animais, passeando ou cheirando locais contaminados”.

Os riscos são maiores com animais de rua, constantemente expostos a sujeira e lixo. “Os pets que estão nessa situação podem ingerir algo estragado, contaminado por bactéria ou alguma doença sistêmica. Neste caso, o menor dos riscos é desregulamento alimentar”, Waldman explica.

Para que a qualidade de vida desses bichinhos melhore, é necessário conscientizar as pessoas quanto à separação do lixo, para que os animais não se cortem ou ingiram algum objeto indevido ao procurar comida.

Além disso, uma prática que já é adotada por muitas pessoas é a de andar com um pouco de ração na bolsa. Assim você alimenta o pet abandonado e evita que ele vá procurar comida no lixo.

Imagem: pixabay

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!