HomeCulturaArtista plástica Michelle Behar é homenageada com exposição
Michelle Bechar

Artista plástica Michelle Behar é homenageada com exposição

by | jul 25, 2017 | Cultura | 1 comment

Foi em meio a muitos pássaros, peixes, gatos e cores que Michelle Behar revelou sua habilidade de artista plástica, ilustradora e gravadora. No sábado, dia 29 de Julho, uma pequena mostra de suas obras poderá ser apreciada em uma exposição realizada em sua homenagem. “O Olhar de Michelle Behar – homenagem à artista”, que reúne gravura, pintura, cerâmica e poesia de seu acervo pessoal.

A exposição foi organizada pelos seus filhos, Daniel, André e Débora Behar, a mostra vai ser realizada no mesmo dia em que a artista completaria 62 anos. “Minha mãe nunca se prendeu a padrões e isso era percebido claramente em sua arte. Seu traço era único e as emoções transcendiam as mídias com as quais trabalhava. Seja na gravura, pintura, cerâmica, ou mesmo na arte digital, era possível perceber os sentimentos ali presentes. Uma arte livre, por uma artista livre”, define André Behar Ribeiro.

Nascida na Guatemala e naturalizada brasileira, Michelle imprimia em suas obras grande dose de sentimento e defendia que a essência de sua arte era o amor e todo o seu poder transformador. Uma de suas grandes amigas, a também artista plástica Márcia Széliga, expressa com muito carinho o que Michelle representava: “Falar da arte de Michelle é falar da pessoa que ela foi e do quanto seu trabalho revelou o caráter de sua alma. Sorridente e de bem com a vida, era de uma generosidade ímpar. Sempre disposta a ajudar, seja pelos caminhos da arte ou na vida de cada pessoa, seu abraço era acolhedor. Sua distribuição de amor e alegria era farta, seu olhar de ternura trazia compaixão e sabedoria. Para ela, não havia tempo ruim, nem mesmo nos momentos mais difíceis”, relembra.

Sobre a artista
Michelle Behar veio para o Brasil em 1975 e se naturalizou brasileira. Estudou Belas Artes na Universidade San Carlos de Guatemala e na Escola de Belas Artes de Genebra, na Suíça. Fez cursos de Gravura, no Museu Lassar Segal, em São Paulo-SP, e no Solar do Barão, em Curitiba-PR, e de Pintura Digital. Além disso, orientou cursos de Gravura em Linóleo e Litografia no Atelier de Gravura do Solar do Barão, ministrou cursos de extensão de Gravura, na Universidade Federal do Paraná, e cursos particulares de Pintura em Computador.

Suas obras estiveram em mostras individuais e coletivas de diversas partes do mundo, como Guatemala, Brasil, Estados Unidos, Cuba, El Salvador e Nicarágua. Alguns de seus trabalhos integram o acervo do Museu da Gravura, em Curitiba-PR, e do Museu Colméia, em Lages-SC. Entre as diversas curiosidades sobre sua carreira está o fato de uma de suas obras de Litografia integrar a coleção particular de Walt Disney.

Serviço:

Exposição “O Olhar de Michelle Behar – homenagem à artista”
Data: 29 de Julho de 2017 (sábado)
Horário: das 18 às 21 horas
Local: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro, Curitiba-PR
Entrada Franca.
Informações com Débora (41) 98409-6047.

PUCPR recebe exposição do Circuito Universitário da Bienal de Curitiba

PUCPR recebe exposição do Circuito Universitário da Bienal de Curitiba

Até o dia 22 agosto, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do Centro Cultural da Universidade, recebe a exposição “Proximidades Temáticas, Singularidades Poéticas”, como parte da programação da 16ª Bienal Internacional de Curitiba. Reunindo obras de 11 artistas contemporâneos, a mostra propõe uma reflexão sobre cotidiano, memória e percepção visual, por meio de diferentes linguagens, materialidades e processos poéticos.

Grupo Jufap assume operação da primeira loja JOVI da região Sul

Grupo Jufap assume operação da primeira loja JOVI da região Sul

O Grupo Jufap, empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado de telecomunicações, amplia sua presença no varejo de tecnologia com a gestão da primeira loja JOVI na região Sul do Brasil. Localizada no Shopping Palladium Curitiba, a unidade é a segunda operação física da marca no país e reforça a estratégia do grupo de ampliar sua presença no país.

[/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Written by

Curitiba do nosso jeito!