HomeCulturaJovem poeta lança livro e espera ajudar as pessoas na quarentena
igor baroni

Jovem poeta lança livro e espera ajudar as pessoas na quarentena

por | out 13, 2020 | Cultura

 “Cantos de Passados Diversos” é o primeiro livro de Igor Baroni Cardoso, jovem de 17 anos, estudante do segundo ano do ensino médio. Ele percebeu que esse era o momento certo para compartilhar suas poesias porque vivemos em um tempo de reflexão, onde muitas coisas mudaram e convivemos com a constante necessidade de redescobrir e aprender.

                Segundo ele, a pandemia é parte do livro assim como o livro é parte da pandemia. “Eu acredito que a obra possa ajudar as pessoas a compreenderem que nem sempre é possível entender a totalidade do mundo em que vivemos, e, nesse sentido, vejo a arte como uma forma iminente de comunicação com as coisas reais”. Além da poesia, ele também se dedica a outras artes, como piano e violão, e é ainda, um estudioso de filosofia.

                Igor conta que sempre foi muito curioso, e uma vez, ainda em sala de aula, ouviu falar de um filósofo chamado Friedrich Nietzsche. Sem perder tempo foi procurar saber mais sobre ele, acabou encontrando o livro “Assim falou Zaratustra”. Depois de começar a leitura, percebeu que era uma obra difícil e densa, recheada de metáforas e histórias, e naquela época, ainda mais novo, compreendeu cerca de 20% do conteúdo ao finalizá-la. Mas não desistiu e seu esforço o levou além, depois de se dedicar ainda mais aos estudos, frequentar uma escola de filosofia voluntária, conhecer outros filósofos, ele foi selecionado para ingressar em um projeto de iniciação científica na PUC-PR.

Estudante de piano há quatro anos e de violão há alguns meses, pois aproveitou a pandemia para se dedicar a este novo instrumento, descobriu, com Caetano Veloso, uma de suas músicas favoritas: a canção Peter Gast, de 1983, do álbum “Uns”. Segundo Igor “essa música tem uma íntima relação ao processo de produção da minha arte, porque eu sei exatamente o sentimento que o Caetano descreve. Quando ele diz que está no trânsito e de repente vem uma inspiração, algo repentino. Ninguém escolhe inspiração, ela se faz por si mesma”.

                Já a sua paixão pelo piano nasceu em uma viagem, por acaso, quando conheceu o instrumento nas casas em que ficavam hospedados. Como de costume, foi procurar saber mais sobre o seu novo companheiro musical, e com a ajuda de um aplicativo tocou até um pouco de Luiz Gonzaga.  Para os pais de Igor, a arte e a sede pelo conhecimento já nasceram com ele. Desde pequeno ao passear no shopping, sua maior diversão era ficar no espaço kids das livrarias, onde consumia livros e mais livros.

                Igor já participou e conquistou alguns prêmios em concursos de poesia, Festival do Poeta Marista em 2014 (11 anos) e 2018 (15 anos) e o Festival poético de Cornélio Procópio 2019 (16 anos). Apesar das decisões sempre partirem dele, o apoio e incentivo  dos pais foram importantes para que ele pudesse caminhar de tal forma.  Para o futuro, o desejo que ele leva é o de alcançar mais e mais pessoas, tocá-las de forma intensa e verdadeira.

Serviço:

Obra “Cantos de Passados Diversos”

Autor: Igor Baroni Cardoso

Onde Comprar: https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/Cantos-de-Passados-Diversos

Valor: R$ 42,00

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!