HomeBem-EstarAções de limpeza em praias do Paraná devem percorrer área equivalente a 150 campos de futebol
limpeza de praias

Ações de limpeza em praias do Paraná devem percorrer área equivalente a 150 campos de futebol

por | set 16, 2022 | Bem-Estar, Destaques

O Dia Mundial de Limpeza das Praias, que ocorre em diversos países no terceiro sábado de setembro (dia 17, neste ano), será marcado por várias atividades no Brasil. Duas ações ocorrerão no litoral paranaense. Praias, estuários e manguezais de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá, incluindo a Ilha do Mel, fazem parte do roteiro. São esperados cerca de 400 voluntários – que ainda podem se cadastrar – em dois mutirões em uma área equivalente a 150 campos de futebol.

Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá

Interessados em participar voluntariamente da ação O Oceano Está Aqui, que ocorrerá em Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá, incluindo a Ilha do Mel, podem se inscrever via formulário online (https://forms.gle/qBTebTXPv2Zm7z6E6) para terem acesso a mais informações sobre o mutirão. A iniciativa será no dia 17 de setembro, das 8h30 às 11h30.

“A participação da sociedade é extremamente importante. As pessoas precisam estar cientes de que o oceano não tem fronteiras e é para lá que correm todos os rios, com todo o lixo que descartamos incorretamente. Não interessa a quantos quilômetros da praia cada um vive”, alerta a gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Marion Silva.

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Década do Oceano, a mobilização é realizada pela Fundação Grupo Boticário, Associação Mar Brasil e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), em parceria com SESC, Fecomércio PR, Programa Rebimar, Grande Reserva Mata Atlântica, Prefeitura de Matinhos, Unespar Paranaguá, UFPR Litoral e Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR).

Guaratuba

Em Guaratuba, as áreas costeiras serão percorridas pelo 14º Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba, promovido pelo Instituto Guaju, Prefeitura de Guaratuba, Instituto Inpar, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário. Interessados em participar da ação no município, também no dia 17/09, das 8 às 13 horas, podem se voluntariar a partir do formulário disponível no link https://forms.gle/TkLXxUvW688CnmXJ9.

Ao todo, serão percorridos cerca de 150 hectares de praias, estuários e manguezais. As áreas fazem parte da região costeira da Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, que compreende quase 3 milhões de hectares de florestas e áreas costeiras e marinhas em 60 municípios do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

“Estas ações trazem luz para um território extremamente importante para a biodiversidade brasileira, com potencial de alavancar uma economia sustentável a partir do turismo de natureza e de negócios com impacto socioambiental positivo. Além disso, essa limpeza costeira celebra os 28 mil quilômetros percorridos a favor da saúde do oceano por mais de 1,2 mil pessoas de todo o Brasil durante a campanha O Oceano Está Aqui, no mês de junho”, explica Marion, acrescentando que o desafio foi promovido em parceria com a plataforma esportiva Running Heroes.

 

 

Sobre a Grande Reserva Mata Atlântica

É o maior remanescente contínuo de Mata Atlântico no mundo. Trata-se de um imenso destino de natureza compartilhado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com quase três milhões de hectares. Uma das fontes do desenvolvimento econômico nessa região é a Produção de Natureza, já que seus atrativos naturais e culturais são oportunidades para geração de emprego e renda, através de uma série de bens e serviços de qualidade, com alto valor agregado. 

Para conhecer mais, acesse: http://grandereservamataatlantica.com.br

 

Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 31 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

 

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!