Ilha do Mel, no Paraná, é referência em hospedagem
Um dos lugares mais bonitos do Litoral paranaense vem se firmando como referência em qualidade de hospedagem. Pelo menos essa é a conclusão a que se pode chegar após a Ilha do Mel levar nove das 13 certificações do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, que reconhece a excelência dos serviços prestados nos meios de hospedagem, na região do Litoral.
Entre as que atingiram os índices de qualidade do Programa estão Caraguatá Pousada, A Ilha Verde Hotel Pousada, Pousada das Meninas, Pousada Enseada das Conchas, Fim da Trilha Pousada e Gastronomia, Malie Chalés, Grajagan Surf Resort, Pousada e Restaurante Orquídeas e Pousada Astral da Ilha. Outros quatro empreendimentos, de Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Pontal do Paraná, também receberam o selo nesta categoria.
Durante um ano, os empresários desses estabelecimentos receberam a equipe de consultores do Sebrae/PR e passaram por uma avaliação em seus processos internos e na prestação dos serviços. Participaram de treinamentos e palestras, implantaram melhorias, receberam avaliações de consultores e visitas técnicas até serem finalmente avaliados em requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. A avaliação final que credenciou as empresas ao Selo foi realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
“A conquista do Selo do Turismo por tantas empresas do segmento confirma a disposição dos empresários em investir recursos e tempo para tornar este destino atrativo não somente por suas belezas naturais, mas por sua qualidade, conforto e atendimento diferenciado. E isso foi confirmado. A Ilha do Mel tem excelentes meios de hospedagem no litoral paranaense”, exalta o consultor do Sebrae/PR no litoral, Gilberto Keserle.
Proprietário da Pousada e Restaurante Orquídeas, Marcos Gamper considera a participação no Selo um divisor de águas em seu estabelecimento. “Passei a ter uma visão geral e mais estratégica dos processos. E percebi que pequenas mudanças fazem uma grande diferença. Agora vou em busca do aprimoramento contínuo porque quem quer crescer tem que se atentar e ter controle da gestão”, destaca.
Já Maria Cristina Scheidt, da A Ilha Verde Hotel Pousada, conta que vem melhorando os processos internos, gradativamente. Ano passado já conseguiu conquistar o selo e este ano melhorou ainda mais o índice de conformidade. “Estamos sempre buscando reduzir as falhas e melhorar a gestão. Apesar de demandar tempo e empenho de todo o time, o selo é um diferencial competitivo que influencia diretamente no atendimento aos nossos clientes. Agora vamos em busca dos 100% de conformidade para atingirmos a excelência em todos os serviços”, completa a empreendedora.
Selo de Qualidade no Turismo
O programa tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade dos produtos e serviços oferecidos para torná-las mais competitivas e por reconhecê-las perante o mercado do turismo. O Selo é um projeto desenvolvido em parceria entre o Sebrae/PR, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention & Visitors Bureaux, Paraná Turismo e Fecomércio PR.
Este ano, 160 empresas se inscreveram no programa em todo o Paraná, sendo que 120 atingiram o mínimo de 80% de conformidade nos critérios avaliados. O selo tem validade de um ano e prevê a melhoria contínua com avaliação anual. Foram incluídos estabelecimentos gastronômicos, meios de hospedagem, agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos de várias regiões do Estado.
Ilha do Mel
A Ilha do Mel é ponto de parada obrigatório do Litoral paranaense, com algumas das mais belas praias e paisagens do Paraná, sendo um dos roteiros mais procurados por veranistas. Localizada no município de Paranaguá, a Ilha tem 25 quilômetros de praias, além de ser área de preservação administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com vários espaços intocados. Para manter a beleza e os cuidados com a natureza privilegiada do local, não é permitida a circulação de veículos automotores e de tração animal na Ilha e existe uma limitação de visitantes que não pode ultrapassar cinco mil pessoas. Entre os locais preferidos estão o Farol das Conchas, a Gruta das Encantadas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. Nestes lugares é permitida a circulação de turistas. Já alguns outros pontos da Ilha são área de preservação e o acesso é restrito.

HASHTAGCURITIBA
Curitiba do nosso jeito.
Matérias Relacionadas
Longevidade esportiva: como o Método Kur Kurotel impacta na vida de atletas de alto rendimento
A busca por longevidade no esporte tem ganhado espaço nas discussões sobre a carreira de atletas de elite, que enfrentam diariamente os limites físicos e mentais em busca de resultados. Nesse contexto, o Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, em Gramado (RS)
Catuaí Palladium se consolida como o único shopping center com três lojas francas no Brasil
O Shopping Catuaí Palladium, localizado em Foz do Iguaçu (PR), inaugura nesta terça-feira (26) sua terceira operação de duty free. Desta vez, o empreendimento recebe a Dufry Duty Free, operada pela Avolta, uma das principais empresas globais de experiência em viagens, especializada na operação de lojas de varejo em aeroportos, portos, estações ferroviárias e áreas turísticas.
Semana do Cliente Mabu com até 30% de desconto em pacotes de hospedagem
Entre os dias 8 e 15 de setembro, o Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, realiza a Semana do Cliente Mabu, com até 30% de desconto em pacotes de hospedagem. A promoção, válida por tempo limitado, promete atrair famílias que buscam lazer, descanso e diversão em um dos destinos mais procurados do Paraná.