HomeVariados3º Campeonato de Rollmops: a Rússia é aqui!

Quando brincam que Curitiba é a Rússia brasileira, tem motivo. Um deles, por exemplo, aconteceu neste fim de semana no bar Cana Benta, o 3º Campeonato de Rollmops. Explico: rollmops é um petisco típico dos botecos curitibanos feito de sardinha crua e cebola, que ficam em conserva em uma mistura de vinho branco, vinagre, sementes de mostarda e zimbro. Já arrepiou só de imaginar o gosto forte? Como se não bastasse, na competição, vence quem come mais em apenas 5 minutos.

Sardinha e cebola em conserva no vinagre. Só para os fortes.

Sardinha e cebola em conserva no vinagre. Só para os fortes.

Neste ano, o vencedor comeu 25 rollmops e as vencedoras empataram em 13 rollmops, uma delas, inclusive, bicampeã! Acreditem!

Para as vencedoras, troféu e champanhe!

Para as vencedoras, troféu e champanhe!

Minutos antes do início, a Cana Benta libera cerveja para os competidores. Todos uniformizados! Esse mais concentrado, foi o vencedor com 25 rollmops.

Apesar do cheiro de vinagre que toma conta do bar, assistir ao Campeonato é muito divertido! Parece final de Copa do Mundo, com uma pitada de estilo medieval. Os competidores levam torcida organizada e a bagunça está feita!  Pessoas gritando, outras filmando e fotografando, algumas fazendo cara de nojo, mas todos dando muita risada.

Preparando a mesa...

Preparando a mesa…

Cada participante tem sua técnica, alguns colocam o petisco inteiro na boca e empurram guela adentro com muita cerveja (durante os cinco minutos, cerveja e água são distribuídos aos competidores). Outros vão comendo de pedacinho em pedacinho, na tentativa de amenizar o gosto forte. É claro que todos que competem apreciam a iguaria, mas a maioria vai só pela diversão mesmo. Tem até família que compete junto.

No final da noite, eu acabei provando um rollmops. O sabor não é tão ruim quanto parece. Tem mais gosto de cebola do que de sardinha, o problema é a textura. Quem sabe ano que vem eu não entro na competição?

Vejam que animação o bar!

Fotos e vídeo: Cássia Maffei.

Escrito por

Jornalista