Tempo:
16 C
light intensity drizzle rain
Curitiba
umidade: 100%
vento: 3 m/s SE
H16 • L16
Dom
22 C
Seg
22 C
Ter
25 C
Qua
26 C
Qui
24 C
HomeBem-EstarCuritiba ganha espaço com conceito inédito de convivência de idosos
senior living

Curitiba ganha espaço com conceito inédito de convivência de idosos

por | fev 5, 2019 | Bem-Estar

Curitiba acaba de inaugurar um novo conceito de moradia compartilhada com estrutura planejada e adequada para convivência de idosos. São Lourenço Senior Living é o primeiro espaço sênior da capital paranaense com infraestrutura construída especialmente para cuidados voltados à qualidade de vida e bem-estar de idosos  com mais de 60 anos. O empreendimento, idealizado pelos sócios com investimentos próprios, conta com opções de moradia de curta e longa permanência ou só pra passar o dia, aproveitar a convivência com outros idosos ou usufruir a programação dos serviços, que incluem musicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia, sessão de filmes, oficinas de arte, jogos recreativos, danças, grupos de passeios externos e eventos recreativos.

O principal diferencial do espaço é a infraestrutura concebida com arquitetura planejada para moradia sênior, visando o estímulo à socialização, o aprendizado com autonomia, o incentivo à vida ativa e a interação por meio de atividades lúdicas. “Nosso comprometimento é com a longevidade plena: cuidado com bem-estar e promoção de momentos de socialização, diversão e tranquilidade dos nossos residentes”, explica o médico André Mozena, sócio e um dos idealizadores do projeto junto com a dentista Melissa Tomie Mozena Rissete e o economista César Rissete.

A São Lourenço foi construída para garantir uma convivência adequada com infraestrutura que permite a socialização e a comodidade dos residentes, além de oferecer a assistência necessária – terapêutica e médica – para o desenvolvimento individual e coletivo. “Nosso formato de residência segue três importantes pilares para a qualidade de vida do idoso. Oferecemos conforto no cotidiano, atenção à saúde e o bem-estar”, explica a dentista, que apresenta o espaço com DNA paranaense a partir da necessidade do cenário nacional: o rápido crescimento do número de idosos no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o economista ressalta que em cinco anos registrou-se um aumento em 18% no número de pessoas idosas, superando os 30 milhões no último ano. A estimativa é de que até 2031 o Brasil contará com mais pessoas acima de 60 anos do que crianças de até 14 anos.

Longevidade plena em Curitiba

Por esta razão, a concepção do projeto prioriza a qualidade de vida. O espaço foi criado para acomodar confortavelmente idosos que buscam um ambiente acolhedor como extensão de casa. A São Lourenço tem capacidade para atender 41 residentes e disponibiliza 25 suítes, entre duplas e individuais, totalmente equipadas e decoradas prontas para morar. Os quartos e banheiros possuem telefones e botão de emergência com linha direta à sala da enfermaria e contará com serviços de limpeza e organização. Em todos os ambientes os pisos são aquecidos a partir de um sistema sustentável que garante o conforto, mantendo a temperatura agradável nas áreas comuns e nos quartos e banheiros, especialmente em dias frios; acessibilidade para cadeirantes e amplo elevador e corredores de acesso. Os residentes também têm acompanhamento com serviço de vigilância durante 24 horas, em tempo real, por meio de câmeras nas áreas comuns, áreas externas e corredores – que também podem ser acessadas pelos familiares a partir de aplicativo no celular.

A melhor rotina para o idoso

Além da estrutura para convivência e lazer, os residentes terão acesso a profissionais de diferentes áreas, como médico geriatra, enfermeira gerontológica, fisioterapeuta, educador físico, psicóloga para terapia assistida por animais, nutricionista e cuidadores. A Senior Living atende idosos a partir de 60 anos e oferece os serviços em três modalidades: Residência Permanente; Hospedagem temporária; e Centro-dia.

A São Lourenço está localizada na Rua José Francisco Dalledone, 211, em uma região residencial silenciosa, arborizada e segura. Planejada para manter o contato com a natureza, a área externa conta com Jardim das Araucárias com espaço para convivência e atividades ao ar livre, banho de sol, além de uma área dedicada ao cultivo de plantas e horta comunitária. A casa também está próxima ao parque São Lourenço, que inspirou o nome da Senior Living, e permite acesso fácil e rápido aos residentes e familiares. Instalado em um terreno de 3,2 mil metros quadrados de área total e 1,4 mil de área construída, conta com suítes, cozinha, restaurante, sala de TV, sala de atividades, sala de jogos, espaço do chá, área de tecnologia, espaço ecumênico, sala de enfermagem, consultório médico. Na área externa, jardins, espaço petfriendly e estacionamento próprio.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!