Tempo:
16 C
mist
Curitiba
umidade: 100%
vento: 1 m/s N
H18 • L13
Qui
17 C
Sex
13 C
Sáb
18 C
Dom
19 C
Seg
22 C
HomeBem-EstarEquipamento mede gasto calórico para guiar com mais exatidão dietas e exercício físico
dieta

Equipamento mede gasto calórico para guiar com mais exatidão dietas e exercício físico

por | mar 15, 2019 | Bem-Estar

Quem já fez dieta certamente se pegou contando calorias depois de comer aquele hambúrguer mesmo tendo feito a “lição de casa” na esteira. Mas o fato é que cada organismo tem uma fórmula particular de gasto calórico que pode estar na origem do sucesso – e do fracasso – das dietas de emagrecimento.

Sempre em busca de compreender os processos relacionados ao ganho de peso e ao emagrecimento saudável, a médica nutróloga Debora Froehner, da Clínica NutroCARE, passa a oferecer para os pacientes de Curitiba um analisador exclusivo de perfil metabólico. O equipamento é capaz de mensurar o consumo de oxigênio (O2) e a produção do gás carbônico (CO2) do organismo, sendo o exame realizado no consultório. A proporção entre esses parâmetros consegue determinar como o corpo queima gordura e carboidratos para obter energia em repouso e em exercício.

Atenta às novas estratégias de diagnóstico e tratamentos dos males relacionados ao ganho de peso, dra. Debora trouxe esta tecnologia, topo de linha no segmento, após o último Congresso Europeu de Terapia Nutricional em Madri, Espanha, onde foram apresentados resultados  de estudos clínicos utilizando o teste na prática clínica.  “Com o equipamento, fazemos a complementação das análises laboratoriais e física. O paciente faz o primeiro teste em jejum pela manhã. A relação entre o consumo de O2 e CO2 permite saber o que o corpo está usando de fonte de energia, algo bem importante para direcionar o tratamento”, afirma. Com o organismo fora do jejum, o aparelho é capaz de analisar também como o processo digestivo afeta o metabolismo. “Por permitir essa avaliação completa e minuciosa, a análise metabólica ganha utilidade ampla, importante para pacientes pós-cirurgias como as bariátricas, nos programas de ganho de massa muscular e melhora da performance física”, complementa a médica.

A médica explica que algumas vezes o paciente tem uma deficiência nutricional ou o metabolismo está “desorganizado” por vários motivos, que até uma boa dieta pode ser ineficaz. Por isso, dra. Debora busca a avaliação minuciosa para que se possa conhecer o metabolismo e projetar uma expectativa real de tratamento. “Sempre digo que um bom alimento é o que tem uma boa origem e também aquele que seu organismo consegue usar. Morango orgânico produzido no melhor solo só vai ser bom se você consegue usar os nutrientes. Se não consegue digerir, absorver e utilizar não foi bom para você”, exemplifica.

Com quase 10 anos de existência, a Clínica NutroCARE desenvolveu um tratamento focado no emagrecimento que dura, inicialmente 90 dias, com a possibilidade de se estender de acordo com a necessidade do paciente. Ao longo deste período, o paciente passa várias vezes pelo teste de calorimetria para que se possa analisar como o corpo está reagindo ao tratamento. “Hoje conseguimos testar verdadeiramente o gasto calórico dos pacientes, o que mudou drasticamente a forma como analisar as mudanças que ocorrem ao longo do emagrecimento e intervir para que o resultado seja o melhor possível. Nada de metabolismo lento por aqui!”, afirma a dra. Debora.

A Nutrologia

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pelo excesso ou falta dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação das necessidades orgânicas. Visa a manutenção da saúde e a redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso. Além de prevenção e redução do risco de doenças, o médico nutrólogo atua no emagrecimento, nutrologia esportiva, intolerâncias alimentares, pré e pós-cirurgia de obesidade, transtornos alimentares, deficiências nutricionais e doenças intestinais. “A Nutrologia vai além do peso, qualquer paciente pode se beneficiar de uma abordagem nutrológica, seja por situações como Diabetes, Hipertensão, Intolerâncias Alimentares, Climatério ao até mesmo por sintomas recorrentes como cansaço crônico. Inúmeras situações de saúde são consequência de má alimentação e carência de nutrientes; assim as possibilidades são inúmeras, sendo que o foco de todas as abordagens é melhorar a saúde e proporcionar o bem-estar, independentemente do peso”, diz a dra. Debora.

NutroCARE

Em Curitiba, a clínica, que tem como foco de atendimento saúde e qualidade de vida, conta com infraestrutura que concentra consultórios, salas de exames e procedimentos, além de convênios com laboratórios, academias, lojas de produtos naturais e cozinha gourmet. Além de Nutrologia, a clínica conta com profissionais na área de psicologia, fisioterapia, cirurgia plástica, cirurgia do aparelho digestivo, coloproctologia, nutrição e educação física.

Sobre Dra. Débora Froehner

Membro da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism,  da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Associação Brasileira de Nutrologia, dra. Debora Froehner é médica nutróloga, com formação pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, com título de especialista em Nutrologia e em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral. Com ampla experiência em terapia nutricional em instituições como Hospital de Clínicas e Hospital da Cruz Vermelha, onde coordena as equipes de terapia nutricional; no âmbito ambulatorial, realiza atendimentos em seu consultório particular na Clínica NutroCARE. Também especialista em Gestão e Qualidade na Saúde, dra. Debora fornece consultoria para diversas empresas nas áreas de terapia nutricional e qualidade de vida.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!