Vinícola Fardo inaugura museu com peças históricas da família
Para quem curte enoturismo, a dica é conferir o 2º Festival de Inverno promovido pela Família Fardo Vinícola. O fim de semana será marcado pela inauguração do museu alusivo a história da família no Brasil bem como pelo encontro de food trucks que irão harmonizar a bebida elaborada no local com diferentes pratos.
Neste sábado (15), foram abertas as as portas do museu que conta a trajetória dos integrantes da Família Fardo, que saíram do Norte da Itália estabelecendo-se no município de Farroupilha no Rio Grande do Sul e posteriormente chegando a região de Curitiba.
“Era um período em que não havia energia elétrica instalada, o ferro de passar roupas era à brasa. A uva, para ser transformada em vinho era amassada em nossos pés. Mais do que saudosismo, é uma forma de mostrar que apesar das dificuldades tecnológicas da época, vivíamos felizes, assim como hoje com toda a tecnologia na ponta de nossos dedos”, explica Justina Fardo.
A matriarca da Família Fardo lembra ainda quando chegou à fria capital do Paraná. “Foi o ano da grande nevasca. Conheci o Ambrósio em Curitiba e nos casamos depois de dois anos, em 16 de julho de 1977. Neste domingo, completaremos 40 anos de bodas, um motivo a mais para comemoração e de inaugurar o museu da família”.
Em formato que lembra uma pipa, construído em madeira de grápia, canafístola e anjico, o museu chama a atenção logo na entrada da vinícola . O espaço será inaugurado com peças que fizeram parte do dia a dia da família nas últimas décadas. No acervo estão por exemplo um moedor de uvas e máquina de costura-enxoval de 1940, móveis da família de 1920 e até um ferro de passar movido à brasa, entre outras tantas peças e fotografias.
“É importante que o enoturismo conte um pouco da história de quem hoje busca primar sempre pela qualidade do vinho elaborado na região de Curitiba. Será um atrativo a mais para quem visita nossa estrutura”, detalha Justina.
Vinho, gastronomia e amigos
Para celebrar esse momento especial de inauguração do novo espaço, a Familia Fardo programou um encontro de food trucks para servir comidas que harmonizam bem com o vinho.
Com entrada e estacionamento gratuito, o evento contará com hambúrgueres, massas, risotos e doces. O evento acontece no sábado e domingo das 11h às 16 horas. Já o museu ficara aberto para visitação gratuita das 10h às 16h.
Próximas atrações do Festival
Durante os sábados do dia 22 de julho e 5 e 12 de agosto serão promovidas visitas guiadas proporcionando encontros enogastronômicos (harmonização de vinho com comidas). Serão cinco rótulos de vinhos da Família Fardo Vinícola e aperitivos para degustação com cada rótulo.
As turmas terão podem ter até 20 vagas e é cobrada uma taxa de R$ 65 por pessoa, sendo R$ 5 revertidos para compra de algum vinho da vinícola. As visitas começam às 10h e podem ser agendadas até a sexta-feira que antecede a data pretendida, pelos telefones (41) 3672-1693 ou (41) 3672-4488 ou pelo e-mailcontato@familiafardo.com.br
Serviço
Visitas guiadas: dias 22 de julho, 5 e 12 de agosto, sempre às 10h, 20 vagas disponíveis por sábado.
FoodTruck: 15 e 16 de julho (com inauguração do museu)
29 e 30 de julho (evento de artes)
Serviço:
A Família Fardo Vinícola fica na Rodovia BR-116, nº 550, km 69, Quatro Barras.
Curitiba Honesta assina a curadoria do projeto “Clássicos da Cidade”
O projeto “Clássicos da Cidade”, que vai mapear a trajetória de 25 bares, restaurantes e confeitarias históricas do centro de Curitiba, foi lançado no último dia 19, na sede do Curitiba Turismo (CTur), com a presença do secretário Rodrigo Swinka e de empresários da gastronomia do Centro de Curitiba. A curadoria da iniciativa é assinada pela Curitiba Honesta, plataforma referência em gastronomia na capital paranaense.
Primeira vez em Curitiba – Feira Mãos Peruanas leva artesanato, sabores e tradição andina ao Shopping Estação
Um pouco da cultura, dos sabores e da tradição artesanal do Peru desembarca em Curitiba. Até o dia 9 de setembro, o Shopping Estação recebe a Feira Mãos Peruanas, evento que convida o público a conhecer de perto produtos, técnicas e costumes que atravessam gerações da cultura andina. A capital paranaense é a primeira cidade do Estado a receber o evento. Antes, os organizadores participaram de duas edições em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Tributo à Elvis no Jokers
A semana promete muitas atrações na programação musical do Jokers (R. São Francisco, 164 – Centro Histórico). Na terça (11) tem a tradicional noite de música celta com Duo Awallonia com Carlos Simas e Iris Knopfholz. Quarta é a vez do Boldrini Jazz Trio com um repertório de clássicos do gênero. Na quinta (13) tem o show acústico da banda Live Transmission.


