HomeArquitetura e ConstruçãoConceito de economia compartilhada chega aos edifícios residenciais
180-INT05-COWORKING-HR

Conceito de economia compartilhada chega aos edifícios residenciais

por | set 9, 2021 | Arquitetura e Construção, Destaques

Surgida logo depois da crise econômica de 2008, a “economia compartilhada” fez nascer novos negócios, que se tornaram imprescindíveis no nosso cotidiano. Uber, Airbnb, Ifood, Rappi e tantas outras soluções baseadas nesse conceito passaram a fazer parte da vida da grande maioria das pessoas. Resumidamente, o “peer-to-peer” compreende o desenvolvimento de atividades humanas voltadas à produção de valores de uso comum e que são baseadas em novas formas de organização do trabalho e das atividades do dia a dia.

Ancorado na tecnologia, esse conceito foi chegando aos poucos a outros setores e, com a pandemia, ampliou sua presença nos empreendimentos imobiliários. Um desses exemplos é o novo edifício residencial que começa a ser construído esse ano pela Construtora Yticon, do Grupo A.Yoshii, na Gleba Palhano, em Londrina (PR). A previsão de entrega é novembro de 2024.

Com uma proposta inovadora, baseada na “economia compartilhada”, o Carmel terá o conceito de Compartycon, que prevê a utilização coletiva de bicicletas, ferramentas, como parafusadeira, furadeira, escada, mini arco de serra, chave inglesa, chave para teste de energia, alicate, alicate de pressão, martelo, trena e outros itens, além de materiais esportivos, como, por exemplo, bolas de futsal, basquete e coletes esportivos.

Como já ocorre em outros empreendimentos residenciais, várias áreas comuns também poderão ser compartilhadas. Entre elas, a lavanderia e o coworking, dois espaços tradicionais em edifícios residenciais de outros países, e que estão se tornando cada vez mais comuns nos brasileiros, devido às mudanças do estilo de vida dos moradores. Localizado na região Sul de Londrina, ao lado do Shopping Catuaí, será construído em meio a muito verde e próximo aos melhores condomínios horizontais da cidade.

Segundo Renato Viani, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico, a concepção foi realizada seguindo as mais novas tendências de moradia inteligente, para aproveitar cada espaço do terreno da melhor maneira possível. Essa preocupação estará presente nos espaços de lazer, de conveniência, bem como nos serviços de apoio.

“Na área de lazer, distribuída nos pisos térreo e intermediário, podemos destacar o espaço fitness com vista panorâmica para as piscinas, o coworking, que atende a demanda de home office e a novidade do personal studio, um espaço dedicado aos moradores que criam conteúdos para as mais diversas plataformas digitais”, pontua. Todas essas ideias integram o modelo de consumo consciente de moradia, com aproveitamento e integração de espaços, que resultam em economia de gastos e condomínio de menor valor.

Sobre o Carmel

Com duas torres de térreo mais 14 andares, cada uma com oito apartamentos por andar (dois ou três dormitórios), os apartamentos contam com três opções de plantas em diferentes disposições: 51m² privativos, 64m² privativos (com sacadas com churrasqueiras) e, também, algumas unidades térreas, incluindo os gardens. Além de espaços com soluções de “economia compartilhada”, o novo edifício ainda trará uma área de lazer completa. Dentre os itens estão piscinas adulto e infantil, pet place (espaço para animais de estimação), espaço gourmet, churrasqueiras, personal studio, bicicletário e espaço coworking, uma tendência cada vez mais presente nos empreendimentos residenciais compactos.

Decoração

O projeto do apartamento decorado, que pode ser visitado no showroom da construtora, ficou sob responsabilidade da arquiteta Cristina Cardoso, que deu continuidade à ideia de integração e aproveitamento dos espaços. “Logo na entrada, nos deparamos com um ambiente social que reúne sala de estar, sala de jantar, cozinha e varanda com churrasqueira. Para que tudo “converse”, apostamos em móveis planejados com design moderno, cores e texturas diversas”, explica. A sala de estar, por exemplo, é composta por tons neutros e decoração com texturas coloridas. “No painel da TV, as prateleiras parecem flutuar, apoiando vasos com plantas, trazendo a cor e alegria do verde para dentro de casa”, completa.

Ainda seguindo a linha de layout mais flexível, o quarto de solteiro foi ambientado para ser não apenas um dormitório, mas também um home office, com bancada de trabalho, prateleiras de apoio para livros e materiais escolares, e uma parede revestida com cortiça. “A necessidade de apresentar mais de uma possibilidade para uso do ambiente veio para ficar. As cores variam entre tons neutros no mobiliário fixo e mais vibrantes em objetos de decoração”, pontua a arquiteta.

Primeiro imóvel

De acordo com o gerente de unidade da Yticon, Bruno Catarino, o Carmel está em completa sinergia às premissas da construtora, voltadas, sobretudo, ao segmento do primeiro imóvel. “Esta será mais uma obra de alta qualidade do Grupo A.Yoshii, dentro do rol de empreendimentos imobiliários voltados àqueles que buscam sua primeira moradia. Além disso, se apresenta como uma boa oportunidade de investimento, principalmente pelas taxas baixas e parcelas acessíveis. Porém, tão importante quanto a qualidade é a localização do empreendimento, que fica em uma região nobre e privilegiada, com belas paisagens e áreas verdes ao redor. A tudo isso, soma-se a proximidade de serviços e centros comerciais”, finaliza.

 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil m² de área construída. Mais informações: https://www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!