HomeBem-EstarAumentam os lançamentos imobiliários em Curitiba
lançamentos imobiliários

Aumentam os lançamentos imobiliários em Curitiba

por | jul 11, 2020 | Bem-Estar, Cultura, Destaques

A cidade de Curitiba, a capital do estado do Paraná, é um município brasileiro que pertence a região Sul do Brasil e considerado o mais populoso de seu estado. Com 1.933.105 habitantes, a “Cidade Sorriso”, como é conhecida, foi denominada a terceira cidade mais sagaz do mundo, de acordo com levantamento efetuado pela revista Forbes, que apresentou aspectos ecológicos, econômicos, de qualidade de vida e de infraestrutura, enaltecendo o quão produtivo a um cidadão brasileiro é vivenciar o ambiente curitibano.

Detentora de um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 83.788.904,45 mil, a cidade de Curitiba notabiliza-se não somente pelo seu potencial financeiro, que reflete na organização verificada nas ruas da cidade e no aprimoramento estrutural, mas, sobretudo, na ampla lista de benefícios que, um morador do município, desfrutará acerca da qualidade de vida elevada do local, reunindo todas as condições propícias para um cidadão prosperar.

Bem atuante do que diz respeito a preservação da natureza e reflorestamento, a cidade Curitiba contém trinta áreas verdes, incluindo parques e bosques, despertando o interesse daquele perfil de consumidor que, além de almejar um imóvel bem avaliado, é adepto do contato com a natureza e da tranquilidade, atraindo a demanda por empreendimentos bem posicionados em relação à essas áreas verdes. O processo de verticalização da cidade de Curitiba, que se expandiu neste século, trouxe consigo diversos negócios potenciais que, em longo prazo, contribuiriam efetivamente para o desenvolvimento da cidade, fazendo com que as imobiliárias em Curitiba tenham mais vendas.

E, conforme abordou a declaração, daremos ênfase nos setores que agregam para a cidade e subsidiam sua infraestrutura, reconhecida em todo o mundo como uma das mais conceituadas do país e do continente. No que se refere à saúde, a cidade de Curitiba detém 815 instituições de saúde, dentre elas hospitais e Unidades Básicas de Saúde, os quais são referência e, todos os dias, recepcionam pacientes de fora da cidade para terem sua enfermidade devidamente tratada. Quase 500 ocorrências diárias são registradas pelo SAMU, serviço extremamente ágil e eficiente no município, oportunizando pronto atendimento aos necessitados.

Já em relação à educação de Curitiba, possui uma das maiores estruturas físicas do Brasil, atendendo uma vultosa demanda de alunos e universitários, seja no Ensino Básico ou no Ensino Superior, concedendo todas as ferramentas pertinentes para que este jovem, daqui alguns anos, seja inserido no mercado de trabalho apoiado de conhecimento e, sendo assim, cooperando para que a cidade de Curitiba mantenha-se cada dia mais forte, seja na relação a empregabilidade, ou no grau de instrução de seus habitantes e ainda conta com a maior taxa de alfabetização sendo de 96,86%, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e está entre as capitais com melhor evolução e desempenho.

Agora, em referência ao transporte, embora a cidade abrigue um dos maiores trânsitos do país, tamanha sua carga populacional, alcançando quase um carro para cada dois habitantes, índice superior a cidade de São Paulo, por exemplo, o sistema público que contempla os deslocamentos dos moradores de Curitiba mostra-se cada dia mais otimizado, contando com 81 quilômetros de corredores de ônibus, que compreendem toda a cidade e oportunizam acesso a outros municípios com a integração da tarifa. Além disso, o acesso aéreo para a cidade é assegurado com a presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena e do Aeroporto de Bacacheri.

Economicamente, a solidez da cidade de Curitiba neste âmbito decorre dos faturamentos provenientes de atividades no setor terciário, sobretudo com o comércio e serviços. No entanto, a indústria também possui participação, mesmo que inferior, na economia da cidade, gerando receita e estimulando a empregabilidade com carteira assinada em Curitiba. Se a taxa de desemprego média no Brasil é de 13%, o município de Curitiba blinda-se e evidencia pouca interferência do panorama nacional em sua geração de empregos, e consequentemente realiza lançamentos imobiliários em Curitiba.

Sustentando a taxa de desemprego de 8,3%, o índice da cidade está bem aquém do que todos imaginávamos, tendo em vista que, quando a crise financeira no país foi anunciada, a projeção era de que as grandes metrópoles, como Curitiba, também deixassem de ingressar profissionais no mercado de trabalho. No entanto, assegurando oportunidades aos habitantes da cidade, esse índice animador associa-se ao aumento da renda no estado do Paraná que, na contramão da maioria dos outros estados brasileiros, segue atraindo investimentos e apresentando prognóstico econômico otimista para os próximos anos.

Todo este cenário norteia o cidadão brasileiro com poderio aquisitivo, morador de Curitiba ou não, a investir no mercado imobiliário da cidade.  Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alcançando o indicador de 0,823, denominado muito alto para os padrões nacionais, o reconhecimento de que Curitiba é uma cidade que propicia ao morador condições benéficas para estabelecerem-se profissionalmente e que credencia pessoas de todo o país a rumarem para o município, descreve a expansão imobiliária sinalizada em Curitiba.

Obtendo um retorno bruto de 7,7% em 2019, os imóveis da cidade vêm rendendo mais que poupanças e acima da inflação, garantindo rentabilidade aqueles que aplicam seu dinheiro no segmento imobiliário.

Alguns bairros aumentaram o valor do aluguel, e sobre os dados do INDEX Curitiba, em julho de 2019, o preço médio mensal do aluguel de um imóvel padrão, que seria 65 metros quadrados, 2 dormitórios e 1 vaga de garagem em Curitiba, e foi cotado a R$ 1.109,00 reais.

Os valores dos alugueis pode alterar conforme o valor do metro quadrado da região, além de fatores como a localização do comercio, com por exemplo, apartamento em Curitiba que é um ótimo investimento devido à grande procura.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais, assim mais pessoas vão saber sobre alta nos lançamentos imobiliários de Curitiba!

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!