HomeComer e beberDia do Vegetarianismo: onde pedir pratos sem carne em Curitiba
dia do vegetarianismo

Dia do Vegetarianismo: onde pedir pratos sem carne em Curitiba

por | out 1, 2021 | Comer e beber, Destaques

Na próxima sexta-feira, 1° de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo. Criada na década de 70 pela Sociedade Norte-Americana de Vegetarianismo, a data busca promover o consumo de pratos sem origem animal, evidenciando uma tendência de consumo que tem crescido em todo mundo e ganhado adeptos também no Brasil. 

De acordo com a pesquisa mais recente realizada pelo Ibope, em 2018, já são 30 milhões de brasileiros que não consomem carne. Se comparado ao estudo anterior, realizado em 2012, o crescimento foi de 75% no intervalo de apenas cinco anos. No ranking mundial, o Brasil é o 43º que mais busca formas de aderir ao vegetarianismo ou veganismo no Google. Um país que se destaca é a Índia. Dados da Ipsos Global apontam que 19% dos indianos não consomem carne, o que faz muito sentido, considerando que a para eles, a vaca é um animal considerado sagrado.

Com o aumento da demanda no Brasil, os estabelecimentos que oferecem pratos para este perfil de consumidor começam a se multiplicar em diversos estados. Em aplicativos de delivery, como a 99Food, atualmente presente em mais de 50 cidades do país, é possível encontrar uma série de restaurantes que oferecem apenas pratos sem carne.

Os motivos que levam pessoas a renunciarem aos alimentos de origem animal são vários. Há aqueles que buscam uma alimentação mais saudável, rica em ingredientes oferecidos pela terra, como legumes, verduras e cereais. Há ainda aqueles que se engajam na causa, posicionando-se contra a produção pecuária. E claro, há também os que simplesmente não gostam do sabor da carne.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, há diferentes tipos de vegetarianismo. O ovolactovegetarianismo corresponde às pessoas adeptas que ingerem ovos, leite e derivados. O lactovegetarianismo exclui os ovos da alimentação, mas inclui leite e derivados. Já o ovovegetarianismo mantém os ovos, mas corta leites e derivados. No vegetarianismo estrito, as pessoas cortam todo tipo de produto de origem animal em sua alimentação. E, por fim, o veganismo exclui alimentos, roupas, cosméticos e quaisquer outros produtos que tenham origem animal. Este último vai além da alimentação, é um estilo de vida.

Antes considerada uma alimentação menos acessível, hoje os pratos vegetarianos são muito mais fáceis de chegar aos consumidores, em parte porque, com o delivery, os pratos são entregues prontos em casa. Em Curitiba, há uma série de estabelecimentos com cardápio para vegetarianos cadastrados no app da 99Food, como o Vida Leve, o Wok to You, e o Superfood Centro. Para conferir as opções, basta fazer o download do aplicativo da 99Food na loja de aplicativos do seu smartphone.

Sobre a 99Food 

A 99Food é uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing (“DiDi”) e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais em https://food.99app.com.   

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!