HomeCulturaCuritiba ganha “mini cidade inteligente” para incentivar crianças a debater o futuro dos municípios

A Semana Nacional do Trânsito contará com uma programação diferente para as crianças em Curitiba. De 16 a 25 de setembro será realizada no Parque Barigui a primeira edição do iCities Kids – um evento que propõe a discussão dos problemas atuais e futuros das cidades entre os estudantes do ensino fundamental. A ideia é buscar novos entendimentos e disseminar conceitos de sustentabilidade entre os pequenos, a fim de formar cidadãos que contribuam para uma vida melhor e mais colaborativa.

De uma forma lúdica e atraente ao olhar das crianças, os promotores do iCities Kids montarão uma “mini cidade inteligente” ao lado do Salão de Atos, no Parque Barigui. Por meio dela serão abordados temas como educação no trânsito e mobilidade, sustentabilidade, geração de energias renováveis e robótica. Durante a semana, as atividades serão voltadas a alunos da rede municipal de ensino e, aos sábados e domingos (17, 18, 24 e 25 de setembro), será aberto ao público que quiser levar ao evento crianças entre 7 e 11 anos, acompanhadas dos pais.

“O objetivo é envolver mais de 800 estudantes em oficinas dinâmicas e com aprendizado concreto, para que eles se tornem disseminadores do conceito de cidades inteligentes, no qual a tecnologia e a inovação permeiam áreas como: educação, saúde, segurança pública, serviços de utilidades (água e energia), serviços públicos, telecomunicações e transportes”, explica André Telles, um dos idealizadores do iCities Kids.

Dentro do tema educação para o trânsito os estudantes contarão com atividades em três modais: pedestre, bicicleta e carro elétrico. Isso porque, independente do papel que exerçam no trânsito, precisam estar cientes dos deveres, legislação, atenção ao próximo e meio ambiente. Numa abordagem diferenciada, as crianças receberão noções sobre princípios de risco, cidadania e sustentabilidade.

Outra oficina disponível para os estudantes vai abordar as energias renováveis e resíduos. “Nelas serão abordadas as fontes alternativas, como a solar, a eólica, a hidrelétrica e a biomassa, além de mini painéis fotovoltaicos (os populares painéis solares), para que eles entendam o funcionamento”, explica Roberto Marcelino, diretor de novos negócios do iCities. A oficina contará ainda com uma maquete da Usina de Itaipu e um gerador eólico.

Outro tema apresentado às crianças será a “cultura do lixo” e o “conceito lixo zero”. Para isso, serão instalados no local uma composteira de resíduos sólidos e uma horta suspensa.

E, dentro do conceito inovação, está prevista uma oficina de robótica. Nela será possível interagir com robôs e ver como projetos construídos por crianças podem auxiliar no dia a dia das cidades. Para demonstrar esta questão serão expostos jardins inteligentes que economizam água e energia.

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba (SMELJ) também participa do evento com brinquedos e atividades voltadas às crianças num espaço ao lado do iCities Kids. O evento é apresentado pelo Instituto Renault e conta com o patrocínio de Itaipu e Renault, além do apoio da Nutrimental, Grow, Cultura Inglesa, Baldo, Editora Positivo, Robótica Kids, Schneider Electric, IBQP, Oxil e ICI – Instituto das Cidades Inteligentes.

Serviço              

iCities Kids

Data: 16 a 25 de setembro

Horário: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30

Local: Ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui – Alameda Ecológica Burle Marx, s/n. Santo Inácio – Curitiba – PR.

Mais informações: http://www.icities.com.br

Sobre o iCities

O iCities é uma empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes e realiza o Fórum Internacional iCities desde 2012 com o objetivo de gerar conhecimento, lançar tendências e promover ações efetivas no segmento de Cidades Inteligentes. O evento, que se tornou um dos maiores da América Latina, apresenta tendências, cases, inspirações, produtos e serviços já implementados ou projetos em desenvolvimento. Os idealizadores do evento, André Telles, Caio Castro, Eduardo Marques e Roberto Marcelino, identificaram nas crianças e adolescentes um público estratégico para a disseminação do conceito de smart cities, por isso, decidiram promover a primeira edição do iCities Kids.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!