HomeCulturaLoucuras anunciadas: gravuras de Francisco de Goya

Loucuras anunciadas: gravuras de Francisco de Goya

por | maio 20, 2017 | Cultura, Destaques | 1 Comentário

CAIXA Cultural Curitiba apresenta até 2 de julho a mostra Loucuras Anunciadas, do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). A coleção, denominada também Disparates, reúne 20 gravuras e é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu estas pranchas em 1864. O ciclo que será apresentado em Curitiba é considerado o mais obscuro e complexo que Goya já fez.

O período em que as gravuras foram feitas não é preciso, de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya havia decidido não publicá-las por causa da perseguição aos iluministas na época.

O enigmático conjunto de gravuras são as últimas obras gráficas de Francisco de Goya. Disparates é uma série que revela visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista, crítica aos costumes e ao clero.  

GRAVURAS AUMENTADAS

Além da exposição, o público terá a oportunidade de participar de diferentes atividades interativas, na Galeria Térreo. “Pensei em um espaço que gerasse inquietações e curiosidade. Os participantes estarão vivenciando, de fato, o exercício estético. O estético na arte é o que comove e a sua finalidade é colocar-nos na obra que está nos nossos olhos, promover um conhecimento sensível. Será uma experiência forte fotografar-se nestes cenários que são as gravuras aumentadas. Ver-se entre os loucos é inusitado. Valorizar a liberdade de não estar “ensacado”. Afinal, no início da mostra nos perguntamos: Pode-se anunciar loucuras?”, explica a curadora Mariza Bertoli

Haverá duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Para uma delas, haverá sacos, tais como na gravura original em exposição – Os ensacados (Los ensacados). A gravura remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez. Goya perdeu a audição aos 46 anos.

Também haverá acessórios e vestuários para que as pessoas se caracterizem e façam suas próprias produções para se fotografar. As gigantografias têm aproximadamente 1,8 x 2,75 metros.

Adultos e crianças poderão se fotografar abaixo de asas, como as de anjo. As asas remetem às da gravura O modo de voar (Modo de Volar), que integra a série, e apresenta vários homens alados.  Para que os visitantes se vejam por outras perspectivas, haverá máscaras e dois espelhos, um côncavo e um convexo.

 

Serviço

Artes Visuais: Loucuras Anunciadas – Francisco Goya

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Abertura: 9 de maio (terça-feira), às 19h

Data: 10 de maio a 2 de julho de 2017

Horário das galerias: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h

Ingressos: entrada franca

Classificação etária: livre para todos os públicos

Informações: (41) 2118-5114 e (41)2118.5427

 

 

 

Nesse sábado tem a tradicional Feira do Vinil do Shopping Crystal entra no clima da Black Friday

Nesse sábado tem a tradicional Feira do Vinil do Shopping Crystal entra no clima da Black Friday

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2025, o Shopping Crystal, localizado na Rua Comendador Araújo, 731, Piso L2, em frente à loja Vivara, recebe mais uma edição da Feira do Vinil. O evento reúne expositores do Paraná e de Santa Catarina e traz uma oportunidade imperdível para colecionadores e apaixonados por música: títulos com descontos especiais dentro da programação de Black Friday.

Vinho, cultura e prosperidade: um encontro para saborear ideias e sentidos

Vinho, cultura e prosperidade: um encontro para saborear ideias e sentidos

Na próxima sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 19 horas, acontece a primeira edição do evento Vinho & Cultura, promovido pela Bodega Costantini. A proposta é unir o prazer de uma boa taça de vinho a um diálogo sobre o que realmente significa viver em plenitude. O convidado de estreia é o escritor, psicólogo e advogado Fernando Botto Lamóglia, que vai oferecer aos presentes uma degustação de seu livro, “O Algoritmo da Prosperidade – Dez pilares essenciais para uma vida de plenitude e abundância”.

[/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Escrito por

Curitiba do nosso jeito!