HomeCulturaParaná se prepara para receber mais uma edição do Cascavel Jazz

Paraná se prepara para receber mais uma edição do Cascavel Jazz

por | ago 23, 2022 | Cultura, Diversão, Shows

Festival de música instrumental será realizado do dia 29 de setembro até 01 de outubro, no Teatro Municipal Sefrin Filho

Um dos mais influentes festivais de música instrumental, o Cascavel Jazz, será realizado do dia 29 de setembro até 01 de outubro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O evento cultural vai reunir dezenas de artistas de todo o Brasil. A programação terá apresentações e oficinas. O evento será realizado no Teatro Municipal Sefrin Filho e a entrada é gratuita. Os convites devem ser retirados para o show selecionado, das 10h às 17h, no mesmo local.

Os artistas que irão se apresentar são de renome nacional e internacional, inclusive vencedores do Grammy Awards Latino, que premia anualmente os profissionais da indústria musical no âmbito mundial. “A programação artística está sendo finalizada e, mais uma vez, vamos ter o prazer de poder apresentar grandes músicos e compositores brasileiros, que são referência em outros países e que, atualmente, estão participando de grandes festivais europeus”, explica o organizador do evento, William Fischer.

São esperados visitantes de todo o Paraná e, também, de outros estados e países vizinhos, como Paraguai e Argentina. Neste ano, o Cascavel Jazz tem como patrocinadores, por meio da lei de incentivo à cultura do Governo Federal, o Instituto Cultural Vale e a M.A. Máquinas Agrícolas, revendedora exclusiva da John Deere em Cascavel. Segundo o organizador, além de incentivar a música e os artistas, o evento também contribui com a economia da cidade. “Estão sendo gerados dezenas de empregos diretos e indiretos para a realização do festival. Além disso, o evento também movimenta a rede hoteleira e de restaurantes, beneficiando a economia local”, afirma William.

Lançamento CD

Paralelamente ao evento, também será lançado o projeto Cascavel Jazz – Música Instrumental Cascavelense, para a gravação de um CD. Este trabalho é um registro fonográfico das composições de alguns dos melhores músicos e compositores locais. Foram selecionados oito grupos e, destes, cada um gravou duas composições. “Este é um projeto inédito no País e muitos desses artistas foram influenciados pelo nosso festival. Este CD vem com a proposta de promover o intercâmbio e a integração entre os artistas de Cascavel e outros já consagrados no mercado nacional da música instrumental”, conclui William.

Todos os visitantes irão receber uma cópia gratuita do CD. As músicas também serão disponibilizadas nas plataformas digitais do Cascavel Jazz. Para mais informações, acesse: http://www.cascaveljazz.com.br/

História

O Cascavel Jazz é um projeto cultural pioneiro no País e vem sendo realizado em Cascavel desde o ano de 1993, quando ainda era chamado de Encontro de Bateristas do Oeste do Paraná, depois passando para o nome Do Cone Sul. Com o passar dos anos e com o maior interesse dos músicos, do público e das empresas patrocinadoras, em 1999 o evento foi batizado de Cascavel Jazz Festival. Artistas consagrados já passaram pelos palcos do festival, tais como: Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Pepeu Gomes, Orquestra Spok Frevo, Cama de Gato, Albino Infantozzih, Renato Massa, Pato Romero, Endrigo Bettega, Mauro Senise, Paulo Moura, Dudu Portes Quinteto, Rui Motta, Giba Favery, Kuki Storlarski, Zé Eduardo Nazário, André Jung, João Castilho, Marcelo Martins e Victor Alcântara, entre outros.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!