HomeCulturaUm espetáculo explosivo sobre os poderosos povos da Amazônia

Um espetáculo explosivo sobre os poderosos povos da Amazônia

por | mar 14, 2024 | Cultura, Destaques

Pela primeira vez na região sul, o espetáculo de dança “Ta – Sobre ser grande”, chega à Mostra Lucia Camargo com a promessa de fazer estremecer – quase que literalmente – o palco do Teatro da Reitoria, nas sessões dos dias 30 e 31 de março. “É um trabalho com muita energia, explosivo, quase uma convulsão”, define o coreógrafo Mário Nascimento, também responsável pela direção artística. “Todo o elenco dança com muita força.”

A montagem, uma produção do Corpo de Dança Amazonas, reúne 23 bailarinos, que em cena representam uma espécie de “noite de celebração entre nações indígenas, um ritual de sobrevivência e poder”. Os ingressos estão disponíveis por meio do site www.festivaldecuritiba.com.br, ou na bilheteria física oficial localizada no ParkShoppingBarigüi (piso térreo).

Embora sirva como um alerta a respeito das agressões sofridas pelos povos originários, em nenhum momento a obra retrata esses grupos como submissos, condenados ou tingidos com qualquer tom de “autopiedade”. “A todo o tempo, eu coloco esses povos como grandes, poderosos, quase como se fossem alquimistas com poderes mágicos. É o que eu acho que eles são mesmo. Sempre que estive ao lado de um cacique, tive essa sensação.”

Na língua dos tikunas, “Ta” é uma palavra que representa a grandeza, tanto da floresta, dos rios e da fauna quanto deles mesmos, tidos hoje como a etnia mais numerosa da Amazônia brasileira.

Nascido em Campinas, interior de São Paulo, Mário Nascimento foi criado em Cuiabá, passou por São Paulo e Belo Horizonte e já colaborou com o Balé do Teatro Guaíra, ao criar os movimentos do espetáculo “Tempestade”. Há quatro anos vive em Manaus.

Apesar de não ser natural do Amazonas, o coreógrafo contou na formatação de “Ta” com a contribuição da maior parte de seu elenco, nascida no estado. “Eu gosto de colaboração. E o elenco colaborou muito. Pra mim, é sempre a melhor ideia a que prevalece.”

Em alguns trechos, a peça faz referência à cidade de Manaus e ao seu caráter “vibrante e multicultural”. “Manaus é uma cidade muito noturna, muito barulhenta, com muita música, muita festa e mesmo muito rock’n roll”, observa. “É uma cidade quase mística. E os indígenas também estão inseridos nessa urbanidade.”

A paisagem sonora do espetáculo foi composta pelo DJ Marcos Tubarão – que, a propósito, é paranaense, nascido em Apucarana – e mescla trilhas de hip-hop e música eletrônica aos sons da floresta, cantos indígenas e elementos do folclore popular.

Referência em dança contemporânea no norte do país, o Corpo de Dança do Amazonas é financiado pelo poder público e por isso mesmo, de acordo com o Mário, tem uma visão muito política e social. “O papel da nossa companhia é justamente retratar as questões da nossa região, como o meio ambiente e os povos indígenas.”

“Chegaremos em Curitiba muito bem preparados”, avisa. “Ficamos muito honrados com o convite e a oportunidade de impulsionar a popularidade da nossa companhia nessa parte do país.”

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Serviço
“Ta – Sobre ser grande”
Mostra Lucia Camargo – 32º Festival de Curitiba
Datas: 30 de março, às 20h30
31 de março, às 19h
Local: Teatro da Reitoria
Classificação: livre
Duração: 70 min
Gênero: dança

Ficha técnica
Direção Artística, Concepção e Coreografia: Mário Nascimento
Trilha Sonora Original: DJ Marcos Tubarão
Produtor Artístico e Operador de Luz: Wallace Heldon
Design de Figurino: Ian Queiroz
Design de Luz: João Fernandes Neto
Inspetor: Eduardo Klinsmann
Professor de Balé e Assistente de Coreografia: Paulo Chamone
Assistente de Coreografia: Helen Rojas
Professora de Condicionamento Físico: Liene Neves
Fisioterapeuta: Danilo Mattos
Elenco: Adailton Santos, Adriana Goes, Cléia Santos, Frank Willian, Felipe Cassiano, Gabriela Lima, Helen Rojas, Huana Viana, Ian Queiroz, Júlio Galúcio, Larissa Cavalcante, Liene Neves, Luan Cristian, Marcos Felipe, Pammela Fernandes, Rodrigo Vieira, Rosi Rosa, Sumaia Farias, Talita Torres, Thaís Camillo, Valdo Malaq, Victor Venâncio, Wellington Alves. 

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!