HomeDestaquesCampos Gerais, um roteiro de aventura, cultura e muita gastronomia a uma hora de Curitiba
Parque Histórico de Carambeí

por | fev 2, 2021 | Destaques, Escapadas

Reserve um fim de semana e pegue estrada rumo aos Campos Gerais. A dica é boa, pode confiar, você vai encontrar opções de entretenimento em aventura, cultura e gastronomia.

Nós fizemos isso no último fim de semana de janeiro (2021) e vamos contar aqui como foi o nosso trajeto, que mesmo com chuva foi bem produtivo.

Saímos de Curitiba no sábado às 8h da manhã com sol e chegamos ao Parque Vila Velha às 9h com muita chuva e sem previsão de melhorar. Já tínhamos reservado todas as atividades novas que o lugar oferece, arvorismo, tirolesa e até passeio cativo de balão. Como o tempo nos impediria de fazer tudo isso, resolvemos reagendar o passeio e seguir estrada.

Estávamos em 2 carros, então deixamos um deles no estacionamento do Hotel Ibis Ponta Grossa, que fica no meio do caminho para tudo na região, e que já tínhamos reservado para a estadia no fim de semana. O atendimento no local foi impecável, com manobrista e uma taxa de apenas R$10 a diária. Também é possível deixar as malas guardadas caso o hóspede chegue antes do check in.

Voltamos para a estrada rumo a Carambeí, que fica a 22km de Ponta Grossa, e fomos direto para o Parque Histórico, considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com mais de 100 mil m². O espaço sociocultural preserva a memória dos imigrantes holandeses e retrata o estilo de vida do colono no início do século XX. O passeio pelos jardins e por toda a vila, passando pela igreja, casinhas e diques, leva em média uma hora. A entrada custa R$20 por pessoa.

Parque Histórico Carambeí

No local, está o restaurante e confeitaria Koffiehuis que oferece culinária típica com muitas tortas, e para o almoço, um cardápio inusitado que une gastronomia holandesa e indonésia. O almoço custa R$ 49,50 livre e R$ 67 o quilo e vale muito a pena, pois são sabores únicos e que não se encontram com facilidade por aí. Separe umas duas horas para comer com calma e depois provas as sobremesas (indicamos a torta holandesa).

Koffihuis

Parada obrigatória quando forem para Carambeí: a confeitaria Fredericas. Ela é famosa pela qualidade e variedade de suas tortas e o ambiente que é super charmoso. Indicamos a torta crocante de morango e o empadão de fraldinha com funghi. Funciona de terça a sexta das 14h às 19h, sábado e domingo das 14h às 20h.

Fredericas

Hospedagem

No fim da tarde, retornamos para o Ibis Ponta Grossa para descansar. O hotel foi inaugurado em outubro de 2020, e é o primeiro empreendimento de uma grande rede internacional na cidade. É o terceiro a exibir o conceito Plaza que se caracteriza pelo design industrial, nós amamos as paredes em concreto acinzentado nos quartos que são espaçosos, confortáveis e muito bem planejados.

Ibis Ponta Grossa

A noite curtimos o bar, que é 24 horas e a varanda que é super convidativa. Também aproveitamos a trégua na chuva para passear pela cidade, passando pela catedral e pelo parque de Olarias.

Uma noite muito bem dormida, relaxante e claro, uma das melhores partes de se hospedar em um bom hotel, o café da manhã! No Ibis, a refeição custa R$27 e é bem completa, pães, croissants, frutas, bolos, café, leite e sucos a vontade. Nos chamou a atenção o cuidado em relação a covid-19, tudo muito bem embalado, higienizado e separado.

Quarto Ibis Ponta Grossa

O hotel é pet friendly! A diária do pet custa a partir de R$50.

As tarifas de hospedagem custam a partir de R$184 com opções de quartos duplos, triplos e também adaptados para idosos e pessoas com deficiência.

O endereço é Rua Sete de Setembro, 46, centro. As reservas podem ser feitas no site www.ibis.accor.com

No domingo, fizemos o check out as 11h e seguimos rumo a Jaguariaíva que fica a 117 km de Ponta Grossa. O destino foi o Parque do Lago Azul, um paraíso com entrada gratuita, mas que é assunto para nosso próximo post.

Enquanto isso, nos acompanhem nas redes sociais @hashtagcuritiba.