HomeDestaquesCruzeiros marítimos: especialista dá 10 dicas para quem deseja viajar nos gigantes
Gabriel_meiomaritimo_abordo_release

Cruzeiros marítimos: especialista dá 10 dicas para quem deseja viajar nos gigantes

por | jan 6, 2023 | Destaques, Escapadas

Cada vez mais em alta no Brasil, os cruzeiros marítimos têm se tornado uma tendência para as férias durante o verão brasileiro. Não é à toa que Gabriel, é hoje o maior influenciador sobre cruzeiros no país, a frente das suas redes sociais que levam o nome de Meio Marítimo. Com diversos cruzeiros realizados, ele compartilhou algumas dicas para quem pensa em reservar um cruzeiro ou já tem viagem marcada.

1 – Reserva

Os cruzeiros no Brasil acontecem sempre no verão, geralmente entre os meses de novembro a março e as vendas costumam abrir em média 1 ano antes. Então se você está em busca de garantir um valor atrativo e até mesmo promoções como a de segundo hóspede grátis, praticada por companhias marítimas, a dica é reservar com antecedência. E claro que ao longo do ano as empresas realizam algumas promoções também. Hoje com a internet é possível realizar a compra direto no site das companhias, de uma maneira bem simples ou também nas agências de viagens.

2 – Roteiro

Ao escolher o seu cruzeiro fique atento, aqui no Brasil temos roteiros que variam de 3, 4, 5 e 7 noites de duração. As viagens podem ser com saídas da região sudeste com destino ao nordeste ou ao Prata, passando pelo Uruguai e Argentina. Por isso é sempre bom conferir o roteiro, antes de realizar a reserva da sua viagem. Diferente do que muitas pessoas pensam, o navio visitará diversas cidades durante a viagem. E em algumas saídas, pode haver dias de navegação, em que o cruzeiro passa o dia todo em alto mar rumo ao próximo destino.

3 – Bagagem

Após despachadas as malas no embarque do navio, elas serão entregues na porta da sua cabine até o início da noite. Por isso, aqui a dica é levar uma pequena bagagem de mão, com uma muda de roupas, calçado confortável e escova de dente, para que você consiga trocar de roupa e já aproveitar o navio logo após o embarque. Para a bagagem despachada, a maioria dos cruzeiros estabelece um limite de 90 kg de bagagem, que podem ser levados em até 3 malas. Mas vale lembrar que se você for até o local de embarque de avião, precisará pagar por esses despachos no voo.

4 – Documentos

Para os cruzeiros nacionais, é aceito todos os documentos oficiais com foto: RG expedido há menos de 10 anos, CNH, Passaporte, CREA, OAB, entre outros, desde que possua fotos. Já para roteiros com destino ao Uruguai e Argentina, é aceito o RG expedido há menos de 10 anos ou passaporte. Para quem for viajar com crianças desacompanhadas dos responsáveis, precisará apresentar uma autorização.

5 – Atividades a bordo

Os navios funcionam como um imenso resort flutuante, com atividades para todas as idades e gostos. Durante o dia, as piscinas e complexos aquáticos são os locais mais frequentados a bordo. Mas também acontecem diversas festas temáticas, espetáculos no teatro, sala de jogos, cinema 4D, cassino e muitas outras atrações. Para você não perder nada, sempre leia o jornal a bordo, entregue toda a noite na cabine com a programação de atividades do dia seguinte.

6 – Crianças

Os pequenos também podem se divertir muito a bordo, isso porque todos os navios que atendem a costa brasileira, possuem equipes e áreas exclusivas de recreação infantil, atendendo dos pequenos até os 17 anos. Com diversas atividades, brincadeiras, eventos exclusivos e uma agenda recheada só para eles. E para melhorar, a recreação também já está inclusa no cruzeiro.

7 – Gastos a bordo

As compras a bordo são todas feitas com o cartão da cabine, chamados de cruise card, e tudo é cobrado em dólar, sendo bom sempre estar ciente dos custos e da conversão da moeda. Na maioria dos navios é possível cadastrar um cartão de crédito internacional. Em alguns navios é possível também fazer um depósito em espécie a bordo.

8 – Internet

O wi-fi a bordo dos navios não é liberado para a grande maioria dos pacotes e caso você queira ter internet durante toda a viagem, será necessário adquirir um pacote, que é vendido antecipadamente ou se conectar somente durante as escalas, pela internet da sua operadora de celular.

9 – Excursões

Durante as paradas do navio, os passageiros costumam desembarcar e passar o dia conhecendo o destino. As companhias oferecem excursões próprias que podem ser compradas antes ou durante o cruzeiro. Também existe a possibilidade de contratar serviços locais caso você conheça, o que sai até mais em conta.

10 – Primeira classe

Navios mais modernos estão vindo com áreas privilegiadas a bordo. Os espaços em sua maioria oferecem piscinas exclusivas, restaurante próprio e até serviço de mordomo 24h. Os hóspedes dessa área também possuem bebidas liberadas e pacote de WI-FI já inclusos. Então se você gosta desse alto padrão e está disposto a arcar com um valor maior, com certeza irá gostar do serviço.

Sobre o Meio Marítimo

Após realizar o seu primeiro cruzeiro aos 14 anos, Gabriel resolveu compartilhar suas experiências e dicas em uma página de rede social. Em poucos meses o que era só um hobby acabou se tornando algo grandioso, com milhares de seguidores, que logo se tornou a maior página sobre cruzeiros do Brasil. Hoje, Gabriel é o primeiro e maior influenciador digital brasileiro focado no assunto de cruzeiros. Com uma bagagem de 10 anos criando conteúdos sobre o tema, compartilhando experiências, dicas, novidades e tudo o que os cruzeiristas precisam saber, seja para fazer a primeira viagem ou ficar por dentro das aventuras a bordo.

Instagram: @meiomaritimo

Youtube: https://www.youtube.com/@meiomaritimo

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!