HomeDestaquesEmpresa cria piqueniques dos sonhos em Bombinhas
Pique Livre Lorena e Livia

Empresa cria piqueniques dos sonhos em Bombinhas

por | jun 15, 2021 | Destaques, Escapadas

O Pique Livre nasceu no começo da pandemia, em maio de 2020, e veio para ficar. A ideia de criar piqueniques artesanais ao ar livre com uma mini sessão de fotos conquistou moradores e turistas que visitam Bombinhas/SC e região.

Pique Livre 1

Pique Livre

 

”Já atendemos clientes de todo o Brasil e de fora também, como italianos e norte-americanos. Vários dos nossos clientes fizeram pequenas viagens só para ter a experiência conosco. Por exemplo, uma família que fez um bate-volta de Floripa e outra que veio de Videira/SC. E já nos deslocamos até Itapema para preparar o piquenique de um casamento intimista”, explica Clarissa Herrig, proprietária da empresa, que já está planejando a expansão para outras cidades e estados.

O projeto veio do desejo de possibilitar momentos de celebração em meio à Natureza e de valorizar os prazeres simples, que alimentem as relações humanas. Com muito capricho e cuidado com a estética e com os sabores, o Pique Livre traz elementos que envolvem sentimentos de nostalgia e acolhimento. Além disso, ainda cria um cenário de sonhos, que parecia possível apenas no imaginário, mas que com as flores recém colhidas, louças especiais, almofadas e mantas, torna-se real.

A experiência pode ser vivida nos três momentos mais especiais do dia: o nascer do sol, o pôr-do-sol e o nascer da lua. Geralmente, os piqueniques são montados em diferentes praias da península, mas também é possível fazer no jardim de casa, depois de uma trilha, ou, ainda, em uma praia deserta, após um passeio de caiaque.

No cardápio há comidas artesanais, frescas e locais. O menu servido no pôr-do-sol inclui empanadas, croissants, alfajores, queijos finos, frutas, pães, torta banoffe, vinho e água saborizada. Há também opções sem glúten, veganas e vegetarianas. E está nascendo o menu raíz, com quitutes tradicionais de Bombinhas. ”Esses dias consegui o beiju direto de uma família tradicional daqui, que ainda tem um engenho de farinha. O beiju é de origem indígena e feito com a massa da mandioca. Estamos na pesquisa de mais iguarias locais para incluir nesse menu especial”, explica Clarissa.

Pique Livre Bombinhas

Pique Livre Bombinhas

 

Outro diferencial da empresa é o plano de responsabilidade socioambiental. ”Fiz duas consultorias para montar o plano. A ideia desde o início é ser uma empresa responsável, que cria celebrações com impacto positivo nas pessoas, na comunidade local e na Natureza. Somos zero plástico e compostamos todo o resíduo orgânico, que é reutilizado para alimentar a horta de onde coletamos as ervas frescas e as flores. Mas precisamos ir além! O próximo passo é concretizar o plano de criação de mudas nativas para distribuir e plantar na cidade”, diz a proprietária.

As cestas de piquenique também são feitas por mãos artesãs. As de madeira são criadas pelo pai da proprietária e as de palha  por mulheres indígenas da aldeia Guarani Yynn Moroti Wherá. ”Fiz questão de incluir o artesanato indígena no Pique, acredito muito no poder da valorização da arte deles como  fomento para a subsistência e a autoestima dos povos originários”, comenta Clarissa, que conta ainda com a colaboração do companheiro, que é fotógrafo, e da mãe, na produção das mantas bordadas e de outros itens de decoração.

Quem estiver na região e quiser viver essa experiência pode encontrar a empresa no instagram (@pique.livre) e através do site www.piquelivre.com.br

 

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!