HomeBem-EstarEstaR: como utilizar o aplicativo do estacionamento nas ruas de Curitiba
meu estar digital

EstaR: como utilizar o aplicativo do estacionamento nas ruas de Curitiba

por | Maio 8, 2020 | Bem-Estar, Destaques

A era digital do Estar em Curitiba entra em vigor em definitivo no próximo domingo, dia 10 de maio, e isso significa que os motoristas terão que se adequar às novas regras. Na prática, os bloquinhos de papel serão substituídos de uma vez por todas por um Estar completamente digital, adquirido através de um aplicativo de celular ou em estabelecimentos conveniados. Até agora o uso do app estava sendo alternado junto com o bloquinho. Meu EstaR, aplicativo oficial do EstaR Eletrônico, já está sendo baixado pelos cidadãos e segue disponível gratuitamente em versão Android e IOS. Segundo André Pepino, diretor executivo da ioMob empresa curitibana que desenvolveu o app, essa nova era significa praticidade.

“A capital paranaense vai ganhar muito com essa atualização de serviço. Além de ter a facilidade de comprar o EstaR em um clique, o usuário ainda terá acesso a novos formatos, como a utilização fracionada de apenas 15 minutos de estacionamento”, explica André

Essa utilização fracionada só será possível graças a este novo formato. Durante o uso, o motorista seleciona o seu cartão de 1 hora, mas se ele utilizar a vaga por 30 minutos, por exemplo, consegue sinalizar isso pelo app e ficar com o crédito da meia hora que sobrou. O próprio aplicativo ainda emitirá notificações avisando sobre o tempo restante do estacionamento, dando a possibilidade de prorrogação do cartão caso a vaga permita mais uma hora

Outra grande vantagem é poder prorrogar o estacionamento sem ter que ir até o local. Mais uma vez é a tecnologia e um clique trazendo a praticidade para as tarefas do nosso dia a dia”, comenta o diretor da ioMob

E quem ainda tem o bloquinho?

É importante frisar que a Prefeitura de Curitiba estabeleceu um prazo de pouco mais de um mês – até 16 de junho, para que os motoristas que ainda têm o Estar em papel possam fazer a troca para os créditos digitais no Meu EstaREsse processo de Migração de Talões Físicos do será realizado por equipes de agentes da URBS através do Portal da Plataforma do EstaR. Estas equipes atenderão os usuários nos locais pré-definidos pelo órgão, e registrarão os resgates dos créditos virtuais a partir dos talões físicos de EstaR apresentados pelos usuários. O prazo para que o crédito apareça no app é de 48 horas a partir da solicitação ao agente da URBS. 

No total são mais de 12 mil vagas disponíveis nas ruas de Curitiba que utilizam o sistema do EstaR no período de segunda a sexta, das 9h às 19h, e nos sábados das 9h às 14h. A fiscalização dessas vagas com o EstaR Eletrônico continuam a cargo dos agentes de trânsito, que trabalharão dentro de uma plataforma digital que trará as informações sobre quais veículos estarão estacionados de forma regular e irregular.

Ação solidária

Até o dia 10 de maio o aplicativo Meu EstaR segue com sua ação solidária em prol de algumas instituições que estão sofrendo com o coronavírus. Todo o lucro com a venda de créditos de EstaR até essa data vai ser destinado para a Santa Casa de Curitiba que está arrecadando fundos para comprar insumos e equipamentos de proteção para os trabalhadores do local e também para o Asilo São Vicente, instituição sem fins lucrativos que atende 150 idosos em Curitiba.  

 “Não podemos nos isentar neste importante momento pelo qual todos estamos passando. Nós somos uma empresa de Curitiba que criou uma solução a cidade e também queremos ajudar neste momento difícil”, explica o diretor da Iomob.  

André Pepino ainda reforça que os créditos não expiram, então não há qualquer problema em já comprar uma grande quantia, pois tudo ficará armazenado e será utilizado conforme o usuário necessitar. 

Como funciona o Meu EstaR

Compra em ponto de venda:

Para o consumidor que for adquirir EstaR nos pontos de venda basta levar as informações do carro e o endereço do estacionamento rotativo ao ponto de venda, o responsável pelo local faz o registro da vaga. Neste caso a compra mínima é de um ticket (1h) que custa R$3,00 e o pagamento pode ser feito com cartão ou dinheiro, dependendo da política do próprio estabelecimentoNesse caso, o usuário não terá a vantagem do estacionamento fracionado. Ou seja, se comprou um cartão e só usou 15 minutos, o restante de tempo não vira crédito.

Pelo app do usuário:

Para utilizar o aplicativo Meu EstaR serão necessários baixar o app e cadastrar-se conforma a sua modalidade: pessoa física ou jurídica. No caso das pessoas físicas serão exigidos dados pessoais, tipo de pagamento (cartão de crédito ou boleto) e informações dos veículos. Não há limites de quantidade de veículos por usuário, porém, uma das regras é que por dia só poderão estacionar três veículos nas vagas rotativas. 

Para a pessoa jurídica, além dos dados da empresa e o tipo de pagamento, a grande diferença é que não há limite na quantidade de veículos estacionados. O controle do estacionamento dos carros de pessoa jurídica pelo app poderá ser feito tanto pelo gerente da frota, quanto pelo motorista, pois eles terão o login compartilhado. Assim, o motorista utiliza e o gerente acompanha o uso remotamente.

Veja o passo a passo do app usuário:

Para baixar o Meu EstaR é preciso ir à loja virtual do celular e fazer a busca pelo nome Meu EstaRAo ativar o app – que é gratuito – já é possível fazer o cadastro tanto pessoal quanto do veículo.  

– Depois que a conta estiver ativa, para começar a usar é preciso ter crédito no aplicativo. O usuário tem duas formas para fazer isso:

* compra antecipada: compra de, no mínimo 15 cartões, de 1 hora cada. O pagamento pode ser feito via boleto bancário ou cartão de crédito. 
* compra e ativação simultânea: compra de no mínimo 1 cartão de 1 hora com pagamento via cartão de crédito.

 –  Quando o aplicativo já estiver com saldo, o usuário vai selecionar o veículo que for usar (no caso de ter mais de um cadastradoe depois escolhe se vai usar 1 ou 2 cartões para a vaga. 

– Escolhendo o número de cartões, o carro já está habilitado para o estacionamento rotativo.

O motorista poderá acompanhar em tempo real a vaga pelo app, que também enviará notificações de quando o tempo de estacionamento estiver acabando. Caso haja a possibilidade, o próprio app Meu EstaR vai sugerir prorrogar o período. 

Ao término da utilização da vaga o usuário deve sinalizar no aplicativo a liberação do espaço

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!