HomeBem-EstarLavanderia coletiva em prédios residências: será que essa moda pega?
lavanderia

Lavanderia coletiva em prédios residências: será que essa moda pega?

por | abr 25, 2023 | Bem-Estar, Destaques

No Brasil, ao contrário da maior parte da Europa e até dos Estados Unidos, as lavanderias sempre foram usadas como um recurso de luxo, uma opção para lavar roupas específicas, de festa ou que precisavam de algum cuidado especial.

Em 2023, o grande campeão do Oscar, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” conta a história de donos de uma lavanderia coletiva, na qual as pessoas podem lavar suas próprias roupas, porque não tem ou não querem ter máquinas em casa. Esse é um hábito comum em outras partes do mundo, e começou a ser disseminado no Brasil, na medida que os apartamentos diminuíram de tamanho.

A síndica, Eliane Tieko administra um prédio no Prado Velho e lá todos os apartamentos usam a lavanderia coletiva. “O imóvel é composto por kitnets e os condôminos, em sua maioria, são estudantes, por isso todos usam a lavanderia coletiva. Disponibilizamos 4 máquinas de lavar, uma área para secar as roupas com varal externo e interno (para dias de chuva) e espaço para guardar os produtos de limpeza de cada apartamento”, explica a síndica.

Os moradores não precisam pagar para usar o espaço, mas a conta de água e luz é dividida entre todos os apartamentos, além disso a síndica pede para não usar sabão em pó, que pode danificar as máquinas que são usadas muitas vezes ao dia.

Em uma pesquisa realizada pela incorporadora Weefor, para a construção do MUDA WF, primeiro empreendimento da empresa, com lançamento previsto para julho de 2023, 30% dos entrevistados garantiu que a lavanderia coletiva era um item importante e que pagaria mais por ele, enquanto 34% atestou ser um diferencial, porém não pagaria a mais por ele.

“Com a pesquisa, percebemos que a lavanderia coletiva é vista como um diferencial importante para mais da metade do nosso público-alvo, por isso fechamos uma parceria com a Lavanderia OMO que estará no último andar do MUDA. A vantagem de ter uma lavanderia profissional em um prédio residencial é que toda a manutenção fica por conta da empresa fornecedora, e os moradores pagam uma taxa baixa para o uso dos equipamentos. Além disso, a lavanderia coletiva representa uma economia de água e energia em todo o empreendimento, garantindo maior sustentabilidade para o dia a dia do condomínio”, explica a CEO da Weefor, Maria Eugênia Fornea.

O condomínio Soleil Curitibano acaba de inaugurar a Lavanderia da OMO e o síndico Rafael Cavalin está muito satisfeito. “Antes usávamos máquinas comuns na lavanderia coletiva e poucas pessoas usavam, pois cobrávamos R$ 110,00 para o ciclo de 4 horas, de acordo com resolução do Regimento Interno do Condomínio. Agora os moradores vão pagar apenas R $16,00 por ciclo e não precisamos nos preocupar com a manutenção dos equipamentos”.

A Lavanderia da OMO funciona por meio de um aplicativo, basta fazer a reserva e usar no horário determinado, o pagamento também é feito online. Essa, é uma tendência mundial, depois da pandemia as lavanderias que usavam dinheiro ou moedas tiveram que se adaptar às necessidades do mercado, possibilitando atendimento remoto e reservas virtuais, além de pagamento digital.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!