HomeDestaquesRoteiro de um dia por praias de Santa Catarina – Bombinhas, Sepultura e Sissial
Piscina natural da Sepultura SC

Roteiro de um dia por praias de Santa Catarina – Bombinhas, Sepultura e Sissial

por | jan 8, 2021 | Destaques, Escapadas

Acordamos bem cedo em Itapema (SC), às 5h30 da madrugada, tomamos café, levamos mochila e apetrechos ao carro e partimos rumo à Bombinhas (SC). As cidades são bem próximas, mas o caminho costuma ter um trânsito intenso, por isso saímos cedo. Para nossa sorte, não pegamos quase nada de trânsito.

Em Bombinhas, é cobrado o pedágio ambiental de R$28 para carros, não precisamos parar o carro, então imaginamos que a cobrança deva vir depois.

Chegamos a Bombinhas por volta das 6:40 da manhã. Encontramos uma vaga ótima em frente à Pousada Boulevard, pegamos os celulares e partimos para a praia que estava praticamente deserta, com sua areia branquinha e suas águas verdes, mas o dia amanheceu nublado, o que não nos segurou lá. Pegamos uma trilha e fomos até a Praia do Embrulho, onde encontramos muitos barquinhos de pescadores que davam um belo visual em águas mais calmas.

Praia do Embrulho Bombinhas SC

Não é surpresa nenhuma ter tantos barcos de pesca, existem muitos cardumes de alevinos neste local, centenas de milhares de peixinhos! De momentos em momentos chegam pequenos barcos de pescadores com caixas e mais caixas de peixes e camarões, vimos até uma arraia e um polvo (curiosos fomos olhar dentro do barco). Foi possível nadar no meio deles ali, realmente um espetáculo a parte. Legal é tentar reconhecer tipos diferentes de peixes, identificamos o Sargento, Marimbau e Agulha!

Barco de pesca - Praia do Embrulho, Bombinhas SC

Barco de pesca – Praia do Embrulho, Bombinhas SC

Após esse mergulho com os peixes, partimos em direção à Praia da Sepultura. Logo na entrada só havia estacionamentos particulares, com valor de R$ 20,00, então seguimos até a praia seguinte, o Retiro dos Padres, pouco conhecida, porém bem bonita e agradável para se passar o dia (ali conseguimos encontrar uma vaga free).

Como a intenção era conhecer a piscina natural da Sepultura, voltamos a pé até a Praia da Sepultura, passando pelo estacionamento do local até encontrarmos a trilha, a primeira parte é leve, depois tem uma descida bem íngreme e perigosa, conseguimos descer com o auxílio de cordas que estavam fixadas nas árvores.

Trilha da Sepultura SC

A piscina natural é realmente um lugar a se visitar, tem um belo visual, típico daquelas piscinas com borda infinita (observação – subir é mais fácil que descer).

Piscina natural da Sepultura

Piscina natural da Sepultura SC

Como já estávamos na trilha, seguimos até o Pontal da Garoupa, outro mirante paradisíaco que conta com uma bela vista, ideal para um piquenique, pena que não levamos comida para isso. Então retornamos até o carro, pois era quase meio dia. Almoçamos em um restaurante em Bombas cujos preços estavam super acessíveis, comemos um PF por R$ 19,90.

Ponta da Garoupa

Pontal da Garoupa

Após o almoço, partimos para a Praia do Sissial, que fica em Governador Celso Ramos. Devido a pandemia e a alta temporada, estávamos em busca de lugares tranquilos, sem aglomeração. Tudo que sabíamos sobre o local era baseado em fotos e dicas do Instagram e guiados pelo Google Maps.

Praia do Sissial em Governador Celso Ramos

Praia do Sissial em Governador Celso Ramos SC

As dicas diziam que se tratava de um estacionamento na beira da estrada, uma caminhada moderada de 20 minutos, de uma subida e uma descida e que era para levar repelente. Foram ótimas dicas, principalmente a última, pois no meio da trilha apareceu uma nuvem de pernilongos, vorazes, famintos, prontos para atacar qualquer brecha na pele desprotegida de repelente.

Depois de muito caminhar, chegamos até a Praia do Sissial, realmente, para quem gosta de praias mais reservadas, o local é perfeito, ela não conta com estrutura alguma, mas é bem reservada.

Depois de curtir o local por algumas horas, seguimos para casa pela orla de Governador Celso Ramos, passando por Palmas (região que está se desenvolvendo bastante) e Gancho de Fora (uma bela comunidade de pescadores).

Gancho de Fora Governador Celso Ramos

Gancho de Fora Governador Celso Ramos SC

Para retornar, pegamos a BR-101 de volta a Itapema. Quase caímos num engarrafamento, mas desviamos de um congestionamento pegando a avenida paralela (graças à dica do meu pai).

Autores: Lorena Oliva Ramos e Luís Paulo Baptista de Oliveira.

Viagem feita em janeiro de 2021.