Tempo:
28 C
clear sky
Curitiba
umidade: 54%
vento: 8 m/s NNW
H28 • L27
Sáb
31 C
Dom
27 C
Seg
29 C
Ter
26 C
Qua
27 C
HomeCulturaMostra de Teatro tem 25 peças gratuitas em Curitiba
teatro

Mostra de Teatro tem 25 peças gratuitas em Curitiba

por | set 15, 2018 | Cultura, Destaques

Amor, alegria, tristeza, respeito, resiliência, felicidade. Esses são alguns dos temas retratados na Mostra de Teatro do Colégio Positivo, que acontece de 15 a 23 de setembro. Com o tema “Sentimentos que transformam”, os alunos de Teatro da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio encenam 25 peças, gratuitas e abertas ao público, no Colégio Positivo – Jardim Ambiental, em Curitiba.

De acordo com a professora de Teatro do Colégio Positivo e coordenadora da Mostra deste ano, Liz Santos, as peças encenam situações que colocam os sentimentos em prol de mudanças. “Por meio de enredos inspiradores, os espetáculos carregam histórias que provocam sensações e aguçam sentimentos ”, conta. Segundo ela, os alunos se envolvem com a peça desde a criação da história até a interpretação. “Costumo partir da pergunta: o que vocês querem dizer para o público e o que podemos apresentar para que eles possam refletir? E, a partir disso, decidimos os personagens e criamos relações entre eles”, explica.

A Mostra de Teatro do Colégio Positivo faz parte da décima primeira edição da Posiarte – um projeto cultural que visa estimular e divulgar as potencialidades dos alunos e sua capacidade de inovação e criação. São mais de sete mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Positivo, de Curitiba (PR), que participam da Posiarte, com apresentações de canto, dança, interpretação, movimentos de ginástica, textos, videoclipes e artes plásticas.

Serviço

Mostra de Teatro – Colégio Positivo

Data: 15 a 23 de setembro

Local: Colégio Positivo – Jardim  Ambiental (Rua Itupava, 985 – Hugo Lange)

 

Programação

Sábado – 15 de setembro

A magia do castelinho de areia – 15h

Um grupo de crianças em férias na praia está se divertindo e brincando com suas imaginações. A praia se transforma em reino e as crianças em personagens da corte. Uma aventura cheia de doçura.

Feitiços que transformam – 15h45

Mais um dia normal na floresta, onde as bruxas criam poções durante o dia, para que a cidade seja feliz, e o bruxo dorme durante o dia para criar seus fantasmas durante a noite. A visita de um grande amigo, Xain Gojira, faz com que uma pequena confusão aconteça, ao trazer um de seus ingredientes especiais para a poção das bruxinhas. Agora terão que pedir a ajuda do bruxo para fazer uma poção durante o dia. Será que conseguirão desfazer essa grande confusão? Qual será esse ingrediente especial?

Hannah and the purple crayon – 16h30

Hannah é uma menina solitária que gasta a maior parte do tempo brincando no seu quarto. Um dia, três fadas aparecem e oferecem a ela uma oportunidade mágica: um giz com poderes especiais. Qualquer coisa que ela desenhasse ganharia vida. Hannah não perde a oportunidade e faz tudo que ela já imaginou se tornar realidade, criando uma série de aventuras inesquecíveis. Espetáculo em inglês.

Quintal Encantado – 17h15

A peça conta a história de meninas que descobriram que passar as férias na casa da avó, longe das tecnologias, pode ser muito divertido, ainda mais quando a casa é cheia de surpresas e aventuras.

Quando o tempo passa – 18h

A peça relata um dia na vida de um grupo de idosas que vivem em uma vila. Suas rotinas, a convivência diária uma com a outra. A ideia é resgatar memórias de uma velhice que está deixando de existir, com o passar do tempo.

O julgamento – 18h45

O julgamento retrata uma história fictícia de uma personagem criada pelos alunos, na qual o intuito é conscientizar as pessoas para as pequenas ações do dia a dia. A peça homenageia Zilda Arns, que presenteou a humanidade com muitas atitudes boas em prol das crianças do mundo.

Em busca do esquecido – 19h30

Uma guerra deixa sérias sequelas em qualquer sociedade e, mesmo no mundo dos sentimentos, é capaz de transformar a essência de cada um. A peça apresenta a história de sentimentos que precisam conviver com a ausência de suas lembranças.

 

Domingo – 16 de setembro

A importância do imaginar – 15h

Em um mundo imaginário, no qual seus personagens também são imaginários, brincalhões e muito felizes, uma maquinista os conduz nesta história. Um ser, com poderes de gelo e fogo, causa um medo em todos, por não saber como usá-los. Um sentimento de raiva faz com que ele congele todos e a maquinista terá que ajudar os personagens.

De alguma maneira, é preciso começar – 15h45

Uma colagem de histórias de pessoas que seguiram suas vontades, seus desejos e seus ideais, independente das opiniões negativas que lhe diziam – e assim se transformaram em pessoas importantes para a história do mundo.

A ilha encantada – 16h30

Na ilha encantada vivem pequenas fadas que protegem a natureza do lugar. Em um lindo dia de sol, elas são surpreendidas por personagens que vieram de muito longe. Elas precisam voltar para casa e são ajudadas pelas habitantes da ilha e pelas visitantes inesperadas que aparecem por lá.

Todas Juntas – 17h15

Morar em um orfanato desde pequenina fez com que garotas se tornassem muito unidas, mesmo com diferenças aparentes. Mas, quando têm um desafio pela frente, precisam unir forças para transformarem sentimentos e continuarem juntas.

Feelings come true – 18h

Imagine se antes de nos tornarmos humanos, houvéssemos nascido num planeta muito distante, chamado “Utopia”. Na peça, os robôs experimentam uma rotina perfeita, sem emoções. Assim que têm sentimentos em relação aos outros, passam de um mundo preto e branco para uma vida mais colorida. Espetáculo em inglês.

What lies behind the truth – 18h45

Cinco amigos estão se divertindo numa festa. Muitas risadas e estórias, até o momento em que um jogo começa. A partir daí, segredos são revelados, amizades são destruídas e uma noite, que parece simples. torna-se algo muito mais complicado. Espetáculo em inglês.

 

Sábado – 22 de setembro

Far far away – 15h

Fadas decidem criar um lindo reino com muitas princesas. Em outro, para obterem suas coroas, precisam ter uma majestosa bola real. Nada é tão simples quando as coisas não acontecem conforme planejado. Espetáculo em inglês.

Alegria no fundo do mar – 15h45

O desejo de uma Orca, de ter amigos, é atendido pela fada. Esses amigos vêm de um lugar muito especial: a Terra. Mas quem não gosta nada disso são os seres marinhos que adoram seu silêncio e, agora, com tanta alegria, o fundo do mar virou uma barulheira só. Eles roubam da fada um feitiço para deixar todos tristes e somente dois seres terrestres poderão lhes ajudar: Neymarjackson e Peléjackson terão que mostrar suas habilidades.

Waving for my destiny – 16h30

Rebecca é uma onda muito curiosa. Ele vive em busca de novos mistérios e aventuras com suas grandes amigas, as bolhas. Depois de pensar muito, Rebecca descobre que tem uma grande pergunta: o que acontece quando ela chega ao litoral? Com isso em mente, ela se aventura através dos sete mares e, no caminho, ela encontra criaturas assustadoras e divertidas que podem ajudar – ou perturbar – sua busca. Espetáculo em inglês.

O mundo encantado dos unicórnios – 17h15

Neste pequeno mundo, vivem personagens muito divertidos. A história de lindos unicórnios que salvam a natureza é contada. Porém, eles precisam se proteger dos vilões que aparecem para ocupar os seus lugares.

A poção que transforma – 18h

Em uma escola de bruxos com segurança máxima, todos são especiais e precisam honrar a tradição de suas famílias. Mas, um dia, alguém consegue driblar a segurança para transformar as percepções de todos da escola.

O circo voltou – 18h45

A história de um circo muito antigo que está a beira de falir, pois não tem mais público. A dona do terreno quer ele de volta e une-se à gerente do banco para despejar os artistas dali. Em meio a tanta desventura é encontrada uma solução para que continuem no mesmo lugar e conquistem o público novamente.

A outra face do Rei – 19h30

Inspirada no clássico de Shakespeare, Hamlet, a peça mostra como a vingança é capaz de motivar ações do ser humano – e que as consequências podem ser inesperadas.

Domingo – 23 de setembro

Escola de vilões – 15h

Os alunos da escola de vilões estão focados em suas matérias, em que aprendem a ser maus uns com os outros, dar gargalhadas de vilões, dominar o mundo e fazer poções do mal. Até que, neste dia, uma das alunas tem em mãos um livro de “Como ser gentil com as pessoas” e começa a questionar a todos do porquê eles tem que ser maus – afinal, lhe parece que ser bom também é legal. Qual será a reação dos alunos e professores desta escola? O que vale mais: a maldade ou a bondade?

Do outro lado – 15h45

Era uma vez uma vovozinha muito querida que vivia com suas netinhas em uma cidade grande. Em um belo dia, uma linda fadinha a leva para um mundo encantado cheio de personagens fantásticos. Lá, ela vive momentos mágicos com os protetores da natureza. Suas netinhas vão ao seu encontro e entendem o verdadeiro sentido das palavras respeito, família e amor.

O incrível mundo da Docelândia – 16h30

O reino da Docelândia está em perigo: as casas de doces estão derretendo porque o sol está aquecendo muito. Mas por que isso está acontecendo?

Sorriso encantado – 17h15

Em uma floresta encantada, todos gostam muito de sorrir. Duas médicas loucas decidem criar uma menina louca para pegar o sorriso de toda população da floresta. Todos se unem para descobrir quem roubou. Traga seu sorriso! Venha conosco para saber o porquê desta invenção das médicas loucas.

E não sobrou nenhum – 18h

A história é uma releitura da obra clássica de Agatha Christie, na qual os personagens estão vivendo uma aventura em uma ilha deserta, tentando desvendar um grande mistério que os envolve. O espaço e a consciência dos personagens se misturam.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!