Exposição independente tem visitação gratuita
Nos últimos anos, a cena cultural independente tem vivido um momento muito positivo e efervescente na cidade de Curitiba, com a mobilização de artistas, galerias e pessoas interessadas em movimentar a cidade. Analisando esse cenário, os mobilizadores culturais Thais Francoski e Victor Catani, projetaram a Última Chamada, exposição coletiva que contempla trabalhos de diversos suportes e linguagens, dentre eles pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo e graffitti.
Sob projeto curatorial de Eduardo Amato, a mostra faz parte da programação oficial do festival de criatividade urbana Subtropikal e ficará exposta, entre os dias 15 e 21 de julho, no espaço Naquela Casa do Centro Europeu. Participam os artistas André Mendes, Barbera van den Tempel, Eduardo Amato, Efigênia Rolim, Fernanda Pompermayer, Gustavo Francesconi, Karla Keiko, Katheriny Mendes, Manuela Eichner, PAC Calory, Tereza Bossler, Vaantes e Yorka.
Outro destaque ficará por conta da linha curatorial, inspirada em Arthur Danto, que serve como referência para um diálogo entre artistas, espectadores e a casa, propondo uma reestruturação de questões sobre curadoria e o envolvimento do público. Por falar na casa, o espaço Naquela Casa do Centro Europeu tem como cenário o imponente casarão Bittar, na Avenida do Batel, um dos grandes símbolos do Ciclo do Mate na cidade.
A exposição Última Chamada ficará exposta entre os dias 15 e 21 de julho, no espaço Naquela Casa do Centro Europeu, no casarão Bittar (Avenida Benjamin Lins – Avenida do Batel, 935). Os trabalhos podem ser visitados gratuitamente das 10h às 23h. Mais informações no sitewww.subtropikal.com.br.
Boqueirão Fashion 2026 celebra 10 anos e entra para o calendário oficial de Curitiba
Maior evento gratuito de moda do país reúne 22 desfiles, 105 modelos e 330 looks de 27 a 31 de julho
“As Amazônias” reúne Aíla, Djuena Tikuna e Patrícia Bastos em temporada na CAIXA Cultural Curitiba
Espetáculo apresenta encontro entre três importantes vozes da região Norte do Brasil, em performance que une música, imagem e diferentes territórios da Amazônia. Apresentações ocorrem de 6 a 9 de agosto
UCI do Shopping Estação promove maratona com filmes brasileiros por R$ 10
Os apaixonados pelo cinema brasileiro terão uma oportunidade especial para prestigiar algumas das principais produções nacionais do ano nas telonas. Nos dias 27 e 28 de julho (segunda e terça-feira), o UCI do Shopping Estação participa da nova edição do UCI Day Cinema Brasileiro, exibindo oito longas-metragens finalistas do Prêmio Grande Otelo 2026, considerado a principal premiação do audiovisual brasileiro. Durante os dois dias, todos os filmes da programação terão ingressos por R$ 10.


