HomeDestaques7 de setembro: destinos turísticos paranaenses dignos de Instagram

7 de setembro: destinos turísticos paranaenses dignos de Instagram

por | set 1, 2020 | Destaques, Escapadas

Segundo pesquisa conduzida pelo Schofields, mais de 40% das pessoas nascidas entre os anos de 1980 a 2000 priorizam o quão “digno de Instagram” é o destino que irão visitar. “O Instagram certamente está tendo um impacto nos destinos turísticos. Independente da motivação que leva as pessoas a visitarem determinado local, a rede social ampliou o acesso a fotos, resenhas e comentários sobre os mais variados locais do mundo, na palma das nossas mãos”, comenta Mikie Magnere, especialista em redes sociais.

O Instagram criou uma estética fotográfica que supera fatores como custo do deslocamento, hospedagem, alimentação na escolha de destinos turísticos entre os millenials. Neste sentido, o Paraná é privilegiado. De leste a oeste, o estado possui destinos dignos de Instagram como:

Foz do Iguaçu

Localizada a 533km de distância de Curitiba, Foz do Iguaçu é a base para a visitação do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. As opções de passeios que podem ser realizados a partir de Foz do Iguaçu são inúmeros. Os mais procurados são: Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Ponte da Amizade, Hidroelétrica de Itaipu, Parque das Aves. Além disso, a partir do município é possível realizar atividades na natureza, visitar museus e conhecer a cultura local, fazer compras no Paraguai e Argentina, aproveitar a gastronomia e vida noturna internacional, relaxar em spas e resorts e ter acesso a muitas outras atrações que fazem do município paranaense o segundo destino turístico mais visitado do Brasil.

 

“O Instagram é uma poderosa ferramenta para a promoção de destinos turísticos. Para Foz do Iguaçu não seria diferente, pois a imagem é um dos principais insumos para a venda de destinos e por meio de belas fotos publicadas conseguimos engajar tanto o público que ainda deseja nos visitar, quanto o público que já visitou o destino e revive sua viagem acompanhando publicações”, especialista em marketing turístico do Visit Iguassu.

 

Aliás, o Instagram @visitiguassu é uma ótima fonte de informações turísticas sobre Foz do Iguaçu.

 

Curitiba

A capital paranaense é uma das grandes surpresas turísticas do estado. Curitiba, ao longo dos anos vem recebendo cada vez mais turistas de lazer e negócios. Os locais mais visitados são, sem dúvida alguma, os parques e praças da cidade que é nacionalmente reconhecida por sua organização e limpeza. Os principais pontos turísticos da capital paranaense são o Parque Barigui, Parque das Pedreiras, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Tingui, Centro Histórico, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente e Torre Panorâmica. Além disso, a capital paranaense tem uma cena gastronômica importante, com destaque para o bairro de Santa Felicidade, e uma vida noturna agitada com bares e restaurantes para todas as tribos.

 

Para saber mais sobre turismo em Curitiba, siga o perfil @curitibaturismo no Instagram e também o @hashtagcuritiba.

 

Morretes e Antonina 

As duas cidades históricas charmosas localizadas na serra do mar do Paraná são famosas pela hospitalidade, festas, eventos gastronômicos e culturais. Além disso, elas oferecem opções de hospedagem em meio a natureza e opções de turismo de aventura como descer o rio Nhundiaquara de bóia ou subir o Marumbi.

 

Outro passeio interessante que todo o turista precisa fazer é descer a serra do mar de trem para almoçar Barreado, prato típico do Paraná, na bucólica Morretes.

 

Para ficar antenado em tudo que acontece em Morretes e Antonina, a especialista em redes sociais Mikie Magnere recomenda seguir os perfis @morretesturismo e @antoninapma.

 

Ilha do Mel 

 

Considerada a joia do litoral paranaense, a Ilha do Mel é um destino peculiar e deslumbrante. Para chegar lá, o visitante precisa ir até Pontal do Paraná e pegar uma barca que sai de hora em hora rumo a um dos dois lados da ilha: Nova Brasília ou Encantadas.

 

Nova Brasília, que fica no lado norte da ilha, é o destino preferidos pelos surfistas e outros apaixonados por esportes náuticos. Composta por trilhas de areia batida e vegetação fechada, pousadas de charme rústico, praias perfeitas e desertas. Na  Praia Grande e Praia do Farol e, esporadicamente, nas Paralelas é possível encontrar condições favoráveis ao surfe o ano inteiro. Os principais pontos turísticos desse lado da Ilha do Mel, além das praias, são o Farol das Conchas, o Morro do Sabão Miguel, o Istmo, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e a Baía dos Golfinhos.

 

Encantadas, que fica no lado sul da ilha, tem um clima mais familiar, mas ainda assim é uma boa opção para descansar e aproveitar pousadas mais convencionais. É nesse lado da ilha que fica a famosa Gruta das Encantadas que é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel.

 

Para viajar nas fotos da Ilha do Mel, a especialista em redes sociais, Mikie Magnere sugere seguir o perfil @ilhadomel.com.br no Instagram.

 

Guaraqueçaba 

 

Por último, mas não menos importante, o roteiro turístico “instagramável” chega à Guaraqueçaba. Famosa pela dificuldade de acesso terrestre, a cidade localizada às margens da Baía de Paranaguá é um dos destinos preferidos de aventureiros off road. Caso esse não seja seu caso, é possível ir de barco comercial partindo de Paranaguá. A viagem dura cerca de 2h30 e é mais tranquila que por terra.

 

Os motivos para conhecer Guaraqueçaba não são poucos. A cidade fica dentro da maior reserva de mata atlântica do país, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção, cachoeiras e muita história. Chegando lá é possível passear pelo centro histórico, aproveitar as delícias gastronômicas do litoral e fazer passeios para a Ilha de Superagui, Ilha de Guaraqueçaba e Salto Morato.

 

Para conferir as belezas da região de Guaraqueçaba a dica da especialista Mikie Magnere é seguir o perfil @guaraquecabapr no Instagram.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!