HomeEscapadasLapa: para viajar não é preciso ir longe

Sempre que um feriado cai no meio da semana, eu aproveito para conhecer lugares novos perto de Curitiba ou dentro da própria cidade. Dessa forma, não fico tão cansada para o próximo dia de trabalho e durmo com aquela sensação de “dever cumprido”. Assim foi no feriado de Corpus Christi, “escapamos” para a Lapa, a 65 km daqui. Saímos às 11h de Curitiba e retornamos às 16h. Quando chegamos, os tradicionais tapetes de Corpus Christi já estavam sendo removidos.

Foto tapete

A Lapa é daquelas cidades onde o tempo passa mais devagar. Como os pontos turísticos são próximos uns dos outros, caminhei lentamente pelas ruazinhas de pedra, observando a arquitetura e os moradores, todos muito atenciosos e orgulhosos da sua história. A cidade é conhecida pelo episódio do Cerco da Lapa, que ocorreu em 1894 durante a Revolução Federalista. Mais de 3 mil combatentes, contrários ao governo republicano, lutaram por mais 20 dias dias com menos de 700 combatentes a favor da república, muitos deles lapeanos voluntários. A Lapa resistiu bravamente e, apesar da derrota, esse episódio foi essencial para que o Marechal Floriano reunisse forças e derrotasse os federalistas. De forma geral, o turismo na Lapa acontece em pontos relacionados a esse acontecimento, no centro histórico da cidade.

Meu cantinho preferido na cidade foi a Casa Lacerda. A casa pertencia à família Lacerda e serviu de quartel para os combatentes. Todos os cômodos e móveis estão em ótimo estado de conservação e nos mostram como era o lar de uma família no século XIX. Foi como viajar no tempo.

Foto Casa Lacerda

Visitamos o Panteão dos Heróis, onde os combatentes estão enterrados. O General Carneiro, comandante da tropa, é o grande homenageado. Passamos também pelo Teatro São João, o terceiro mais antigo do país em funcionamento, e visitamos o Museu das Armas, que abriga as armas usadas no Cerco da Lapa e em outros períodos, como a 1ª Guerra Mundial.

Foto Panteao

Foto teatro

Foto museu

Ao final do passeio, passamos em frente ao clube da cidade, onde estava acontecendo um baile. Não resisti e resolvi entrar para espiar. Adoro observar o comportamento das pessoas nos lugares onde visito. O modo como se divertem, conversam, se vestem, paqueram. Gravei um vídeo para os curiosos como eu. Achei tão lindo o salão todo de madeira.

Escrito por

Curitiba do nosso jeito!