HomeDestaquesCASACOR Paraná 2017 apresenta o que há de mais moderno em arquitetura
Laryssa Rocha, Priscila Mileke e Filipe Dal Posso_Bar Elementos_Fotos Marcelo Stammer (4) (1)

CASACOR Paraná 2017 apresenta o que há de mais moderno em arquitetura

por | jun 2, 2017 | Destaques, Estilo |

Em sua 24ª edição no Paraná, a mostra CASACOR 2017 reúne importantes nomes da arquitetura e design para apresentar as novidades em ambientações. Reconhecido como um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR está presente em 20 praças nacionais e mais seis internacionais, como Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Miami. Priorizando sempre o conceito de morar e viver bem, esta edição abre as portas do Jockey Club Paraná no dia 04 de junho e se estenderá até 16 de julho.

O espaço ocupa o antigo e histórico prédio da administração do Jockey Club Paraná, localizado no bairro do Tarumã, e abriga 40 ambientes mesclando projetos tradicionais e modernos, repletos de novidades e contendo muita tecnologia aliada às tendências de mercado em um panorama mundial, adaptando-se às necessidades locais.

O estilo contemporâneo foi a inspiração das arquitetas e urbanistas Ana Claudia Marini e Camila Martinez ao compor o Living Principal da CASACOR 2017. A ideia une com leveza as linhas que compõem um cenário sofisticado formado por texturas naturais e mobiliário atual da Ton Sur Ton. O toque principal fica por conta da iluminação pontual e de um painel com plantas naturais, que torna o ambiente mais agradável. O diferencial do living é a iniciativa de levar o jardim para dentro, usando para isso materiais que remetem à natureza.

Sofisticação e praticidade são as apostas da arquiteta Viviane Loyola na integração da Sala de Estar e Jantar. O objetivo central do projeto é facilitar o uso deste ambiente no dia a dia, tornando estes espaços funcionais, atraentes e confortáveis. Destaque para o lustre de cristal que transmite elegância e originalidade e para o painel da televisão em mármore Ariston, que garante a sintonia com o que há de conceitual no mercado.

Promover relaxamento e bem estar é um dos aspectos mais explorados pela arquiteta Carla Grüdtner ao assinar sua Biblioteca na CASACOR Paraná 2017. O ambiente tem sua inspiração pautada no estilo de vida da desembargadora Ângela Khury. O estilo clássico se evidencia na harmonização das cores neutras que suavizam o ambiente, tornando-o versátil. O ambiente conta com requintado mobiliário fornecido pela Inove Design. Assim, o espaço pode ser voltado para o lazer, sem perder o caráter de home office, ou simplesmente ser um lugar de leitura.

O arquiteto paulista Carlos Navero estreia na mostra trazendo as delícias de um ambiente descontraído e recheado de conteúdo artístico. A Cozinha Living Bar, projeto que homenageia o artista plástico Eleuthério Neto, é inspirada em sua paixão pela gastronomia, e reúne além de obras de arte, objetos pessoais que foram garimpados em viagens, caracterizando o espaço de acordo com o homenageado. Um dos maiores ambientes no evento deste ano, o espaço de 70 m² não deixa de lado a tecnologia e sustentabilidade. Como curiosidade, toda a cozinha montada já pertence a um cliente, coube ao arquiteto adequar o mobiliário que já tem destino final nas metragens do ambiente que assina na CASACOR.

Estreando com muito charme e sensibilidade, Eliana Cunha traz projeto em contêiner inspirado na sofisticação dos produtos da marca Mels Brushes com o Mels Brushes Home Fragrances. Os materiais nobres, como mármores, madeiras maciças, veludo e seda são harmoniosamente trabalhados junto à iluminação cênica para agregar valor e destaque aos produtos da marca em exposição nas vitrines. O toque de personalização é dado pelo artista plástico Luiz de Souza que complementa o ambiente com sua arte. Importante ressaltar a área externa, que inova na representação das essências, por meio de um paisagismo vertical que varia de acordo com as plantas usadas para base dos aromas.

Conceitual, moderno e sustentável são atributos encontrados na proposta da arquiteta Jaqueline Siebert para criar um espaço voltado para crianças, Brinquedoteca e o Parquinho Infantil. Utilizando o contêiner como base do projeto, o teto tem telhado verde e para arrematar a concepção ecologicamente correta, há um jardim vertical. O propósito da brinquedoteca também é oferecer um lugar seguro para as brincadeiras, por isso tem seu piso com alta capacidade de absorção de impactos, tudo embalado por muita cor para proporcionar a diversão da criançada. Peças gigantes de xadrez garantem o ar lúdico.

A arquiteta Laryssa Rocha e os designers de interiores Filipe Dal Posso e Priscila Mileke expõem juntos pela primeira vez na CASACOR Paraná, assinando o Bar Elementos. Nascido da ideia de aproximação com a natureza, o espaço teve como inspiração uma caverna, simbolizada pelas pedras que formam um arco no desnível do piso. Para levar o visitante da mostra a ter as sensações propostas, o bar contém três elementos fundamentais da natureza: água, fogo e terra. Isso o torna conceitual e usual. Os principais destaques são o quadro do artista Luiz de Souza, produzido especialmente para mostra, e o sistema de automação, controlado por iPad.

Outra aposta que utiliza contêineres é o Estúdio Container, assinado pelas arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas. O projeto valoriza o uso desses materiais não só pela sustentabilidade, mas também por se tratar de uma obra limpa, sem muitos resíduos e sem desperdícios, além de apresentar rápida execução. Destaque para o lançamento da S.C.A, a tecnológica cozinha da Coleção Attico e produtos da Marili Decor. Localizado fora de casa histórica, o ambiente tem o intuito de oferecer uma dinâmica familiar com integração, convivência e socialização.

Rompendo as fronteiras nacionais, a designer de interiores Melissa Dallegrave Afonso, busca inspiração no estilo escandinavo para sua participação no evento paranaense com o Quarto da Menina. O trabalho é um conceito clean de quarto para meninas na faixa etária de 11 anos de idade, e ela aproveita para homenagear a cantora mirim Rafa Gomes, participante do programa The Voice Kids 1ª edição. Com peças que valorizam a simplicidade, transmitida pela mobília de cores neutras, mas sem perder estilo e elegância, tem como destaque a janela inclinada que remete aos telhados dos países nórdicos.

Construindo um modelo de suíte feminina com foco nas jovens que possuem vida agitada, mas ao mesmo tempo não abrem mão dos cuidados pessoais, a arquiteta Michele Krauspenhar assina um ambiente sofisticado. O espaço Suíte da Moça foi pensado para atender às necessidades das jovens que apreciam arte, leitura e moda, em uma área de 38 m² com linhas retas e cores suaves. A delicadeza e a modernidade que Michele buscou imprimir ao ambiente são reforçadas pela cartela de cores escolhida. Nude, cinza e dourado são arrematados por algumas pinceladas de tons pastel.

O trio de profissionais formado pelas arquitetas Fernanda Menosso Raitani e Flavia Meyer, e a designer Priscila Gabrielly, faz sua estreia na CASACOR Paraná com muito estilo e originalidade. A proposta é uma Sala de Troféus contemporânea, com uso de materiais rústicos e sóbrios, que abriga os prêmios mais importantes do Jockey Clube Paraná. O conforto e aconchego são reforçados pelo jogo de iluminação, tendo apenas um ponto direto emitido por um lustre imponente ao centro. A cor predominante é o preto e alguns detalhes em verde petróleo. O contraponto entre o rústico e contemporâneo é ressaltado pelo piso vinílico, que aparenta cimento queimado, e a faixa de espelho bronze, que alcança a sanca de gesso.

Aliando funcionalidade e estética, a arquiteta Samara Barbosa trabalha um conceito contemporâneo e sofisticado no Home Theater, espaço assinado por ela na CASACOR Paraná 2017. O uso da madeira valoriza a acústica sem deixar de lado a tecnologia, conforto e qualidade, detalhes que definem resumidamente as características fundamentais deste projeto. O destaque no decor vai para objetos de decoração e móveis soltos da Villa Batel Decor, a linha Dots do designer Jorge Elmor, bem como para as telas do artista Raul Frare, que complementam o cenário. Inovação e requinte ficam por conta das pedras Stone Gallery, presentes nos nichos, lareira e no fundo das estantes. Os tons neutros criam a base para a passagem imponente do verde, que preenche com ousadia a decoração.

Imagem do ambiente: Laryssa Rocha, Priscila Mileke e Filipe Del Posso.

[/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Escrito por

Curitiba do nosso jeito!