HomeEscapadasTorta Napoleão, o doce que virou patrimônio histórico de uma cidade
torta

Ir a Piraju e não comer a Torta Napoleão é como viajar e não conhecer a cidade. O tradicional doce é considerado patrimônio cultural e gastronômico local, as receitas foram passadas por gerações nas famílias e atualmente é uma atração à parte na cidade, que é considerada uma Estância Turística do Estado de São Paulo.

Várias camadas de massa bem fina, muito creme, cobertura de chocolate e senta que lá vem história.

Revirando os relatos sobre a sobremesa, encontrei uma página no Facebook e um artigo do neto da criadora da torta, Anita Longo Vecchia. O autor do material, Rodnei Vecchia, relata que foi em um batizado maçom, em 1955, em que Anita se deparou com um pequeno doce composto por camadas de massas separadas por creme e chamado de Napoleão, provavelmente uma homenagem ao imperador francês.

“Anita já havia conquistado os pirajuenses pelo paladar por meio de suas já tradicionais receitas, tais como: cabeça alemã, torta de amendoim, quindim, mantecau, bolos, massas, coxinha de frango, entre tantas outras delícias. Mas foi além e transformou aquele pequeno doce em uma apetitosa torta. Acrescentou alguns ingredientes, principalmente uma cobertura de chocolate com granulado e pronto. Estava criada em Piraju, em meados da década de 1950, a Torta Napoleão”, explica Vecchia. Anos depois, a nora da precursora da torta, Isair Rocha Vecchia fez pequenas modificações, substituindo o chocolate ao leite pelo ganache meio amargo.

E quem gosta de doces deve estar curioso para saber como se faz essa iguaria. Por isso, peguei a receita original e passo abaixo para quem quiser se aventurar na cozinha.

Mas já sabem, se passarem por Piraju, não deixem de experimentar a Torta Napoleão!

torta napoleão

RECEITA

Ingredientes

Massa:

½ kg de farinha de trigo;

2 gemas de ovos;

3 colheres de sopa de açúcar;

2 xícaras de café de óleo;

3 colheres de chá de fermento Royal;

1 pitada de sal

Recheio:

5 gemas de ovos;

100 gramas de manteiga sem sal;

1 1/2 de leite integral;

4 copos de açúcar;

3 colheres de sopa de farinha de trigo;

3 colheres de sopa de maisena;

1 colher de chá de essência de baunilha;

Cobertura:

1 barra de 170 gramas de chocolate meio amargo (ganache);

Meia lata de creme de leite, sem soro;

Modo de Fazer

Massa:

Misturar os ingredientes da massa, amassar e deixar descansar por meia hora. Abrir a massa bem fina do tamanho da assadeira que for utilizar para assar. Assar uma a uma as lâminas de massa em fogo alto e reservar.

Recheio:

Misturar todos os ingredientes do recheio. Bater muito bem na batedeira até que fique bem cremoso. Levar ao fogo para cozinhar, mexendo sem parar até completar o cozimento. Deixar esfriar um pouco. Ainda morno, aplicar o recheio sobre a massa em camadas alternadas e proporcionais. Levar à geladeira por três horas.

Cobertura:

Derreter a barra de chocolate em banho maria, sem deixar ferver a água. Acrescentar o creme de leite e misturar bem. Aplicar imediatamente cobrindo toda a Torta. Levar à geladeira.

Escrito por

Jornalista